Vitamina D ajuda a emagrecer?

22 de novembro, 2019

Essencial para ossos fortes e prevenção da osteoporose, a vitamina D também pode ajudar a combater doenças cardíacas e estimular o sistema imunológico. Atualmente, ela tem sido relacionada à perda de peso quando tomada em forma de suplemento dietético. Mas, será que ela ajuda a emagrecer mesmo?

O que dizem as pesquisas

De fato, algumas pesquisas sugerem que a falta de vitamina D pode aumentar o risco de ganho de peso, enquanto os suplementos podem ajudar a promover o emagrecimento. 

Embora a vitamina D ocorra naturalmente em alguns alimentos, como peixes oleosos, e seja adicionada a alimentos como leite e suco fortificados, muitos profissionais de saúde sugerem a absorção por exposição ao sol. Já para algumas pessoas, tomar suplementos pode ser um meio mais confiável de manter os níveis adequados.

Leia também: Efeito sanfona: Emagrecer e engordar prejudica o organismo

Benefícios da vitamina D para o emagrecimento

Em um estudo de 2014 publicado no periódico American Journal of Clinical Nutrition, os pesquisadores compararam 12 meses de suplementação de vitamina D com um placebo em mulheres na pós-menopausa em uma intervenção para perda de peso. No final, as mulheres que tinham níveis adequados da vitamina no sangue perderam mais peso e gordura corporal, e tiveram uma maior redução na circunferência da cintura.

Já em uma análise de 2010 do mesmo periódico, pesquisadores descobriram que aumentar os níveis da vitamina (e ingestão de cálcio derivado de laticínios) pode aumentar a probabilidade de perda de peso durante a dieta. O estudo envolveu 126 mulheres com sobrepeso, as quais foram acompanhadas por seis meses.

No entanto, os cientistas ainda precisam determinar se tomar vitamina D sozinha (e não em combinação com cálcio) pode ajudar a emagrecer.

Embora sozinha não seja capaz de promover emagrecimento, aumentar sua ingestão pode apoiar o processo de perda de peso e melhorar a saúde geral. Assim, para conseguir diminuir os números na balança, é importante combinar uma dieta saudável e um programa regular de exercícios.

Faça sua avaliação de peso, descubra seu peso ideal e aprenda a emagrecer com a Low Carb. Clique para saber mais

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.