Vinagreira: Propriedades e benefícios da planta medicinal
A vinagreira é uma planta medicinal brasileira, típica do estado do Maranhão. Também chamada de agrião-de-guiné, azedinha, groselheira e cururu-da-guiné, sua flor possui cor vermelha.
Ela pode ser usada de diversas maneiras, mas é especialmente conhecida por ajudar no tratamento de problemas no estômago. Seu nome científico é Hibiscus sabdariffa e, devido às propriedades, é uma planta de ação diurética, anestésica, digestiva, laxante e vasodilatadora.
Benefícios da vinagreira
Ajuda no ganho de massa magra
Vegetarianos e veganos gostam da vinagreira por ser uma excelente fonte de proteína vegetal. Por isso, ajuda no ganho de massa magra, manutenção e fortalecimento dos músculos. Proteína é também importante para a saúde do coração e ajuda na desintoxicação do organismo.
Leia mais: 7 fatores que impedem você de ganhar músculos
Protege a saúde do estômago
Além de muito nutritiva quando adicionada à alimentação, a vinagreira é conhecida por seus usos medicinais, em especial relacionados ao estômago. Além de aliviar incômodos, irritações e dores, a planta também ajuda a tratar problemas digestivos e estomacais, como espasmos gastrointestinais, também chamados de espasmo esofágico difuso, cujos sintomas mais comuns são dor torácica e dificuldade para engolir (disfagia).
Combate a constipação
A constipação geralmente é resultado de uma alimentação pobre em fibras. Ou seja, pode ser facilmente contornada ao adicionar alimentos ricos em fibras na dieta. Porém, a vinagreira também pode ajudar: a infusão da planta promove ação laxante.
Leia também: Intestino preguiçoso: Aposte em laxantes naturais
Fortalece a imunidade
Ainda, é rica em vitamina C e antioxidantes, como a antocianina, o que explica sua coloração. Por isso, também é excelente para a imunidade do organismo. Sendo assim, consumir essa planta ajuda a fortalecer e potencializar a ação do sistema imunológico, mantendo o corpo ainda mais protegido de doenças e infecções.
Como consumir a vinagreira
- Infusão;
- Chá;
- Sucos;
- Saladas;
- Arroz de cuxá – prato típico do Maranhão;
- Molhos – por exemplo, o cuxá.