Vinagre de coco: como é feito, propriedades e benefícios

Alimentação Bem-estar
20 de Maio, 2022
Vinagre de coco: como é feito, propriedades e benefícios

Se fosse possível destacar apenas um entre tantos itens indispensáveis à gastronomia do Sudeste Asiático e da Índia, este produto, certamente, seria o vinagre de coco.

Por aqui, o ingrediente tem conquistado, aos poucos, as bancadas de famosos chefs de cozinha, que buscam dar mais personalidade aos pratos. O vinagre de coco tem uma acidez mais leve do que os vinagres mais conhecidos (maçã, álcool, balsâmico, vinho…), e também apresenta algumas vantagens para a saúde. Saiba mais:

Propriedades do vinagre de coco e como ele é feito

Basicamente, o processo de fabricação desse tipo de vinagre começa ainda na extração da seiva ou da tuba dos coqueiros. Em seguida, passa pelo processo de fermentação. Sendo assim, esse método resulta em um líquido que pode variar entre a cor marrom de tom claro ou escuro. Por fim, obtém-se o vinagre de coco em sua forma final.

Quanto às suas propriedades, é rico em aminoácidos essenciais, vitaminas do complexo B, vitamina C e, por causa da fermentação, é também rico em probióticos e prebióticos. Ou seja, é positivo para a imunidade e para o funcionamento do intestino. É também fonte de minerais como, por exemplo, o ferro, o fósforo, o potássio, o enxofre, o zinco e outros.

Por fim, vale destacar a presença de polifenóis, substâncias que atuam como antioxidantes, combatendo a ação dos radicais livres e, consequentemente, ajudando a diminuir os riscos de diabetes e doenças cardíacas. 

Assim como o de maçã, o vinagre de coco contém ácido acético, que age contra picos de açúcar no sangue após uma alta ingestão de carboidratos. Além disso, é pobre em calorias e conhecido por ajudar a reduzir a fome e prolongar a sensação de saciedade. 

Leia mais: Alimentos mais poderosos que suplementos probióticos

Benefícios do vinagre de coco para a saúde

Melhora a digestão

A princípio, o vinagre pode ajudar na digestão, pois em razão da sua ação probiótica, ele facilita o funcionamento do intestino. Então, ajuda a prevenir, por exemplo, a constipação (prisão de ventre) e a sensação de inchaço que poderia causar.

Fortalece a imunidade

Ainda, por ajudar no funcionamento do intestino, o vinagre pode ser bom também a imunidade. Na verdade, promover seu fortalecimento, uma vez que o bom funcionamento do intestino está relacionado à imunidade.

Ajuda a limpar o organismo

Não só, inclui-lo na alimentação pode promover efeito detox. Ou seja, ele pode ajudar na eliminação de toxinas do corpo. Isso ajuda a aliviar o inchaço do corpo e pode fortalecer a imunidade.

Controla o apetite

Por fim, ele também pode ajudar quem quer perder peso, pois ajuda a controlar a fome, além de ser pobre em calorias.

Sabor suave

“Com 4% de acidez, sua característica é a suavidade, se compararmos, por exemplo, com o vinagre de maçã. É muito agradável ao paladar”, observa Rodrigo Margoni, especialista em vinagres e sócio-proprietário da Almaromi Viccino.

Como incluir o vinagre de coco na alimentação

Ainda, ele pode ter uso cosmético, pois é um bom jeito de combater as olheiras, as quais podem se tornar mais discretas com massagens com o vinagre. O toque vai estimular a circulação do sangue e, assim, aliviar os círculos embaixo dos olhos.

Leia também: Vinagre de arroz: Como é feito e seus benefícios

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Remada baixa
Bem-estar Movimento

Remada baixa: para que serve e como fazer?

Comum em treinamento de força, o exercício fortalece os músculos das costas, como o dorso e trapézio

elevação pélvica
Bem-estar Movimento

Elevação pélvica: como fazer, benefícios e substituições

A elevação de quadril, também chamada de hip thrust ou elevação pélvica, é o ótima para trabalhar glúteos e pernas

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela