Vantagens da marmita vão além da economia; confira dicas de preparo

Alimentação Bem-estar
30 de Março, 2023
Vantagens da marmita vão além da economia; confira dicas de preparo

Às vezes, é bom sair para comer em um restaurante diferente, só para variar um pouco o almoço. No entanto, fazer disso um hábito pode ser prejudicial para as finanças. Eis que entram as vantagens da marmita: além de economizar, é possível ter uma alimentação muito mais saudável.

A seguir, confira os benefícios e dicas para preparar uma quentinha nutritiva e gostosa.

Veja também: Como escolher um ovo de Páscoa mais saudável?

Vantagens de levar marmita para o trabalho

Poupa seu dinheiro

Uma pesquisa da Sodexo mostrou que o vale-refeição de um trabalhador dura, em média, 11 dias. Ou seja, para quem trabalha de segunda a sexta, precisa tirar do bolso para bancar o restante das refeições.

De acordo com o levantamento, a maioria das empresas aumentou os valores dos benefícios em 2023. Mas, mesmo com o reajuste, a quantia não supre o custo médio das refeições em restaurantes. Só em São Paulo, comer em um fast food custa, em média, 35 reais.

Outra pesquisa da Proteste avaliou diversos estabelecimentos e os preços do “prato feito” em São Paulo, Salvador, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

De acordo com o mapeamento, a instituição mostrou que é possível gastar até 16 reais em diversos locais das capitais. Contudo, não especificou o recorte regional das capitais.

Contudo, dependendo do local onde se trabalha, é preciso “garimpar” um restaurante com preço acessível. Agora, se a refeição for preparada em casa, dá para gastar entre 19 e 25 reais, segundo a pesquisa. Dessa forma, as vantagens de se levar marmita são maiores.

Melhora a consciência alimentar

Quando vamos a um restaurante self-service, é comum se empolgar e colocar mais do que se consegue comer. A longo prazo, isso pode impactar na balança e até na saúde — principalmente se você inclui alimentos gordurosos no prato.

Pode ajudar a emagrecer — uma das grandes vantagens da marmita

Ao integrar o time dos marmiteiros, um ponto positivo é que você precisa saber dosar as quantidades para caber todos os itens.

Além disso, existe o benefício de criar o hábito de se preparar a própria comida. Se você está querendo emagrecer, eis uma oportunidade para colocar em prática uma alimentação mais saudável.

Dicas para aproveitar todas as vantagens da marmita

Muita gente pode ter dificuldades ao montar uma marmita saudável e que sacie o apetite. Antes de mais nada, é sempre bom buscar ajuda profissional para entender o que funciona para suas necessidades.

Mas algumas dicas podem facilitar bastante, desde que haja planejamento. Aliás, se planejar para cozinhar para mais de um dia de refeição agiliza demais o processo de preparo.

Afinal, evita que você chegue em casa cansado e fique com preguiça de cozinhar. Assim, basta descongelar o menu do dia seguinte e montar a marmita.

Diversifique o cardápio

Caso você queira perder peso ou melhorar a alimentação pela saúde, pode optar pelo básico: arroz, feijão, legumes refogados e uma fonte de proteína, como frango, peixe ou carne bovina magra.

É bom ter um recipiente extra para armazenar a salada, que precisa ficar separada dos alimentos aquecidos. Apostar em tomate, alface, cebola, cenoura e outros itens de sua preferência garante uma alimentação mais completa.

Opões de alimentos para fazer a marmita

  • Fonte de carboidrato: prefira as versões integrais de alimentos como arroz e macarrão. Eles mantêm a saciedade por mais tempo. Nessa lista, também podemos incluir batata-doce, mandioquinha e mandioca.
  • Fonte de proteína: qualquer tipo de carne magra. Se você segue uma dieta vegetariana, inclua grão-de-bico, lentilha, soja e feijão. Outro campeão em fornecer proteínas é o tofu, que fica saboroso ao refogá-lo com temperos diferentes — o lemon pepper, por exemplo.
  • Salada à vontade: a parte boa de se gostar de salada é que a maioria dos vegetais e folhas têm poucas calorias. Então, capriche nas cores: pepino, beterraba, abobrinha, cenoura, vagem são exemplos que cabem em qualquer saladinha.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher fazendo exercício na cadeira flexora da academia
Bem-estar Movimento

Como fazer cadeira flexora, um dos melhores exercícios para posterior de coxa

Exercício é uma ótima opção para quem busca fortalecer e hipertrofiar a região posterior das coxas (parte detrás das pernas)

Inchaço ou gordura
Alimentação Bem-estar Saúde

Inchaço ou gordura: como diferenciar?

A maneira mais fácil de descobrir é notar a rapidez com que eles ocorrem, além da localização no corpo. Entenda

dieta do ovo
Alimentação Bem-estar

Dieta do ovo 3 dias: cardápio do desafio do ovo

Já ouviu falar na dieta do ovo 3 dias? No desafio do ovo podemos consumir ovo em forma de omelete, mexido, cozido ou frito. Veja o