Vantagens da marmita vão além da economia; confira dicas de preparo
Às vezes, é bom sair para comer em um restaurante diferente, só para variar um pouco o almoço. No entanto, fazer disso um hábito pode ser prejudicial para as finanças. Eis que entram as vantagens da marmita: além de economizar, é possível ter uma alimentação muito mais saudável.
A seguir, confira os benefícios e dicas para preparar uma quentinha nutritiva e gostosa.
Veja também: Como escolher um ovo de Páscoa mais saudável?
Vantagens de levar marmita para o trabalho
Poupa seu dinheiro
Uma pesquisa da Sodexo mostrou que o vale-refeição de um trabalhador dura, em média, 11 dias. Ou seja, para quem trabalha de segunda a sexta, precisa tirar do bolso para bancar o restante das refeições.
De acordo com o levantamento, a maioria das empresas aumentou os valores dos benefícios em 2023. Mas, mesmo com o reajuste, a quantia não supre o custo médio das refeições em restaurantes. Só em São Paulo, comer em um fast food custa, em média, 35 reais.
Outra pesquisa da Proteste avaliou diversos estabelecimentos e os preços do “prato feito” em São Paulo, Salvador, Porto Alegre e Rio de Janeiro.
De acordo com o mapeamento, a instituição mostrou que é possível gastar até 16 reais em diversos locais das capitais. Contudo, não especificou o recorte regional das capitais.
Contudo, dependendo do local onde se trabalha, é preciso “garimpar” um restaurante com preço acessível. Agora, se a refeição for preparada em casa, dá para gastar entre 19 e 25 reais, segundo a pesquisa. Dessa forma, as vantagens de se levar marmita são maiores.
Melhora a consciência alimentar
Quando vamos a um restaurante self-service, é comum se empolgar e colocar mais do que se consegue comer. A longo prazo, isso pode impactar na balança e até na saúde — principalmente se você inclui alimentos gordurosos no prato.
Pode ajudar a emagrecer — uma das grandes vantagens da marmita
Ao integrar o time dos marmiteiros, um ponto positivo é que você precisa saber dosar as quantidades para caber todos os itens.
Além disso, existe o benefício de criar o hábito de se preparar a própria comida. Se você está querendo emagrecer, eis uma oportunidade para colocar em prática uma alimentação mais saudável.
Dicas para aproveitar todas as vantagens da marmita
Muita gente pode ter dificuldades ao montar uma marmita saudável e que sacie o apetite. Antes de mais nada, é sempre bom buscar ajuda profissional para entender o que funciona para suas necessidades.
Mas algumas dicas podem facilitar bastante, desde que haja planejamento. Aliás, se planejar para cozinhar para mais de um dia de refeição agiliza demais o processo de preparo.
Afinal, evita que você chegue em casa cansado e fique com preguiça de cozinhar. Assim, basta descongelar o menu do dia seguinte e montar a marmita.
Diversifique o cardápio
Caso você queira perder peso ou melhorar a alimentação pela saúde, pode optar pelo básico: arroz, feijão, legumes refogados e uma fonte de proteína, como frango, peixe ou carne bovina magra.
É bom ter um recipiente extra para armazenar a salada, que precisa ficar separada dos alimentos aquecidos. Apostar em tomate, alface, cebola, cenoura e outros itens de sua preferência garante uma alimentação mais completa.
Opões de alimentos para fazer a marmita
- Fonte de carboidrato: prefira as versões integrais de alimentos como arroz e macarrão. Eles mantêm a saciedade por mais tempo. Nessa lista, também podemos incluir batata-doce, mandioquinha e mandioca.
- Fonte de proteína: qualquer tipo de carne magra. Se você segue uma dieta vegetariana, inclua grão-de-bico, lentilha, soja e feijão. Outro campeão em fornecer proteínas é o tofu, que fica saboroso ao refogá-lo com temperos diferentes — o lemon pepper, por exemplo.
-
Salada à vontade: a parte boa de se gostar de salada é que a maioria dos vegetais e folhas têm poucas calorias. Então, capriche nas cores: pepino, beterraba, abobrinha, cenoura, vagem são exemplos que cabem em qualquer saladinha.