Vagem: Propriedades, benefícios e como consumir

Alimentação Bem-estar
10 de Março, 2020
Vagem: Propriedades, benefícios e como consumir

Crocante e fácil de preparar, a vagem é uma leguminosa da família do feijão, da lentilha e do grão-de-bico. Assim, suas propriedades são altamente nutritivas, e sua adição à dieta pode favorecer (e muito) nossa saúde.

Também chamada de “feijão verde”, é uma poderosa fonte de vitaminas, fibras e proteínas. Além disso, é rica em antioxidantes naturais, que combatem a ação dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele, bem como pelo aparecimento de tumores. 

Na hora das compras, procure comprar as vagens que estejam inteiras, frescas, com a coloração verde sem manchas escuras de ferimentos ou sinais de estar murcha. Além disso, sementes grandes são sinal de que a leguminosa está muito fibrosa e, por isso, menos saborosa. Portanto, prefira as vagens com sementes pequenas.

Benefícios da vagem

Ajuda na recuperação muscular e ganho de massa magra 

Excelente para quem pratica musculação, a vagem é aliada da recuperação muscular pós-treino, por ser rica em proteína e magnésio. Dessa forma, ajuda no ganho de massa magra (hipertrofia). Não só, atua no controle do colesterol e na melhora do trânsito intestinal, o que pode auxiliar a perda de peso. Além disso, é pouco calórica: 31 calorias por porção de 100 gramas.

Combate sintomas da depressão e ansiedade

Além dos benefícios para a saúde física, a vagem ajuda na saúde emocional e mental. Isso, pois é rica em ácido fólico, que estimula a produção de serotonina e dopamina no cérebro, ou seja, os “hormônios da felicidade”.

Leia mais: 8 alimentos que ajudam a combater a ansiedade

Fortalece a imunidade

Não só, é rica em diversas vitaminas que fortalecem a imunidade e previnem doenças. Além disso, é eficaz no combate da anemia, na proteção da saúde cardiovascular e na prevenção da diabetes. Pois, ajuda no controle do nível de açúcar no sangue.

Leia mais: Alimentos para aumentar a imunidade

Tipos de vagem

Como consumir

  • Cozida;
  • Refogada;
  • Frita;
  • Por fim, em saladas, sopas e caldos. 
vagem

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Endometriose e saúde mental
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Endometriose e saúde mental: como cuidar de si mesma?

Desconfortos podem causar uma série de desafios emocionais, por isso é importante cuidar da saúde mental

escolher travesseiro
Bem-estar Saúde Sono

Saiba o que é importante na hora de escolher o melhor travesseiro

Aprenda a escolher o melhor produto para dormir melhor

prato conhecido como costelinha de milho, geralmente feito na air fryer
Alimentação Bem-estar Receitas

“Costelinha” de milho na air fryer fica uma delícia!

Apesar do nome "costelinha", o preparo é vegano -- o milho é o principal ingrediente, e fica pronto em poucos minutos na air fryer