Uvaia: Benefícios da fruta cítrica brasileira
A uvaia é uma fruta de cor amarela e que pode ser confundida com a laranja. Mas, são diferentes – apesar de ambas serem muito ricas em vitamina C. Nativa da América do Sul, ela é típica da Mata Atlântica. Ela é pequena e seu sabor é intenso, ácido e azedo.
A polpa da uvaia apresenta a cada 100 gramas:
- 37,6 calorias
- 1,7 g de proteína
- 0,4 g de lipídeos totais
- 10,0 mg de cálcio
- 15,0 mg de fósforo
- 2,6 mg de ferro
- 0,04 mg de vitamina B1
- 0,04 mg de vitamina e B2.
Leia mais: Frutas cítricas: O que são e quais os benefícios
Benefícios de consumir a avaia
Fortalece a imunidade
É uma fruta cítrica rica em vitamina A e C, ambas anti-inflamatórias. Assim, essas vitaminas ajudam a evitar, combater e aliviar inflamações no corpo, o que fortalece a imunidade. Além disso, suas propriedades ajudam a combater a ação dos radicais livres, que causam o estresse oxidativo, responsável por doenças graves como Alzheimer.
Protege a pele e os olhos
O consumo da fruta pode ajudar a proteger a pele e os olhos, evitando não só o envelhecimento precoce e o consequente aparecimento de rugas e linhas de expressão. Da mesma forma, evita o aparecimento de acne e problemas como a catarata. Assim, a vitamina C estimula a produção de colágeno, responsável pela firmeza da pele. Já a vitamina A está ligada ao fortalecimento dos fios de cabelo.
Leia mais: Vitamina A ajuda a combater câncer de pele
Uvaia previne doenças cardiovasculares
Além da nutritiva polpa da uvaia, suas folhas também podem ser utilizadas para fins medicinais, especialmente no que diz respeito à saúde cardiovascular. Ou seja, as folhas podem ajudar no controle do colesterol e da pressão arterial.
Como consumir a uvaia
- Geleias, compotas, doces;
- Sucos e vitaminas;
- Chá feito das folhas;
- Por fim, in natura e na salada de frutas.