Uso da semaglutida: parar tratamento pode levar ao reganho de peso
Há alguns meses, o uso da semaglutida tem sido assunto nas redes sociais. Disponível de duas formas — Ozempic e Wegovy — o que diferencia ambas é a posologia e a indicação de uso. O Ozempic possui 1 g de semaglutida e é utilizado para controle do diabetes tipo 2 (embora muitas pessoas o consumam para emagrecer).
Já o Wegovy pode ser prescrito para pessoas com obesidade, com dosagens semanais de até 2,4 mg. Além disso, ao contrário do Ozempic, ele ainda não está disponível no Brasil Nos dois casos, a recomendação médica é fundamental, pois exige uma administração personalizada para cada pessoa.
No entanto, com a fama dos medicamentos na internet — sobretudo no TikTok — muita gente faz uso por conta própria, o que pode ser um risco grave à saúde.
Veja também: Qual a diferença entre Ozempic e Wegovy?
Uso da semaglutida pode causar de enjoos ao reganho de peso
A fim de trazer mais informação sobre o uso da semaglutida, ambos os produtos estão passando por diversos experimentos. Principalmente aqueles que avaliam os efeitos colaterais. O mais recente é um alerta do próprio fabricante dos fármacos, a Novo Nordisk.
De acordo com a farmacêutica, interromper o uso da semaglutida sem o aval do médico pode levar ao reganho de peso. Este achado não é uma grande novidade, visto que já existe um estudo que aponta a recuperação de dois terços do peso original no intervalo de apenas um ano.
Agora, o efeito sanfona é mais demorado, de acordo com a fabricante: são cinco anos para ganhar o peso anterior ao tratamento, caso o paciente suspenda a administração.
Efeitos colaterais
A automedicação é, por si só, um risco. Seguir apenas a “bíblia da internet” aumenta as chances de aplicar doses inadequadas e sem critério. Falando especificamente do Ozempic, que é injetável, necessita de manejo correto para a aplicação subcutânea.
E mais: os efeitos colaterais podem surgir com ou sem orientação médica e uso seguro. Algumas deles:
- Enjoos.
- Vômitos.
- Constipação.
- Desidratação.
- Alterações no fígado e no pâncreas.
- Agravar problemas gastrointestinais, caso a pessoa tenha algum.
Rosto de Ozempic: medicamento causa flacidez?
Não existem estudos que comprovem que o medicamento causa flacidez como reação adversa. No entanto, algumas pessoas que estão consumindo o Ozempic para emagrecer estão se queixando da aparência da pele do rosto.
O “fenômeno” foi relatado por usuários americanos. Ao The New York Times, indivíduos observaram que o rosto parecia “exausto e velho”.
Embora falte respaldo científico, especialistas estão discutindo algumas hipóteses. Como o Ozempic ajuda a emagrecer, pois atua na inibição da fome, a explicação pode estar justamente na perda de peso.
Afinal, quando emagrecemos — sobretudo de forma rápida — o rosto também perde gordura. Contudo, dependendo do formato do rosto, a pessoa pode parecer mais velha.
Além disso, o emagrecimento pode interferir no colágeno e na elastina da pele, principalmente se a perda de gordura for expressiva.