Usar secador de cabelo todo dia faz mal? Profissional esclarece
O secador de cabelo está presente no dia a dia de muitas pessoas – especialmente daquelas que levam uma vida corrida e contam com o aparelho para economizar tempo. Contudo, o uso frequente desta ferramenta de calor pode causar danos graves aos fios, assim como acontece com a chapinha e o babyliss, por exemplo.
De acordo com o tricologista Tharik Bonomo, de São Paulo, o problema não está em utilizar o secador todos os dias, mas sim na forma como ele é usado.
Leia também: Escova secadora ou secador: qual a melhor opção para os fios?
Secador de cabelo: posso usar todos os dias?
De acordo com Bonomo, a resposta é sim.
Usar o aparelho todos os dias pode não ser prejudicial para os cabelos. Isso, contudo, só vai acontecer se você tomar certos cuidados para evitar que o calor queime os fios, causando ressecamento e até mesmo quebra.
“O que de fato prejudica o cabelo é o mau uso dos equipamentos e a negligência dos cuidados para proteção térmica. Isso porque a exposição da fibra capilar às altas temperaturas leva ao comprometimento da estrutura, o que pode corromper sua harmonia, além de causar perda de água”, explica o profissional.
Para que isso não aconteça, portanto, é necessário usar alguns produtos de proteção antes de colocar a ferramenta de calor em contato com os fios.
Leia também: Cabelo queimado por chapinha: como recuperar a saúde dos fios?
Como usar o secador com segurança
O primeiro passo para não prejudicar o cabelo com o secador é aplicar produtos que protejam os fios das altas temperaturas. Para isso, o tricologista indica defrizantes com proteção térmica e protetores especiais para escovação e contato com o calor excessivo.
Já em relação ao uso do secador, o principal cuidado é manter a distância de 8 a 10 centímetros entre o aparelho e os fios.
“Quando você deixa o secador muito próximo ao cabelo, aumenta a chance de quebrar as hastes capilares”, explica Bonomo.
Quem usa o aparelho diariamente também precisa manter uma rotina de hidratação para evitar o surgimento de pontas duplas, frizz, ressecamento e fios quebradiços.
Leia também: Hidratar o cabelo em casa dá resultado? Descubra aqui!
Para finalizar, o profissional indica usar um reparador de pontas, de preferência com filtros UV, que também protege o cabelo dos raios solares.
Vale lembrar, contudo, que estes óleos reparadores de pontas só devem ser utilizados depois da ferramenta de calor, seja ela secador, chapinha ou babyliss, para evitar queimar os fios.
“Tome cuidado também com as queimaduras que o secador e a chapinha podem causar no couro cabeludo. Se a lesão persistir, pode causar problemas como fungos, quebra e queda de cabelo”, completa ele.
Fonte: Tharik Bonomo, tricologista, cabeleireiro e cosmetólogo, de São Paulo.