Usar maquiagem todos os dias faz mal? Como manter a pele saudável

Beleza Bem-estar
19 de Agosto, 2022
Usar maquiagem todos os dias faz mal? Como manter a pele saudável

Para muitas pessoas, usar maquiagem todos os dias é essencial. É um ritual de preparação diário, seja para o dia de trabalho, seja para a faculdade, e que acontece por motivos variados: também para manter o visual mais profissional quanto para dar um up na autoestima. Mas será que cobrir o rosto com cosméticos diariamente faz mal?

Para Alessandra Iqueda, maquiadora do Sala Gaia Moema, o problema não está em usar maquiagem todos os dias. “O que faz mal é não fazer a limpeza da pele corretamente ao retirar a maquiagem!”, explica.

Nesses casos, o que acontece é o acúmulo de maquiagem no rosto, que favorece a obstrução dos poros dilatados, influenciando no surgimento de cravos e espinhas. “Além disso, os danos podem se estender a longo prazo e estimular o envelhecimento precoce. Por isso a importância da limpeza correta ao retirar a maquiagem”, continua a profissional.

Leia também: Transplante de barba: como é feita a cirurgia que mudou o rosto do ex-BBB Eliezer

Usar maquiagem todos os dias

Quem nunca dormiu de maquiagem que atire a primeira pedra. Uma vez ou outra é mais que normal que isso aconteça — afinal, ninguém é de ferro! –, mas é essencial que nos demais dias de semana, a limpeza da pele seja muito bem feita.

“Demaquilar remove as toxinas e impurezas do nosso rosto, o que retarda e previne o envelhecimento precoce da pele e reduz a oleosidade. Ao manter o rosto limpo, nós deixamos os poros livres de obstruções, o que impede o acúmulo de sebo e o desenvolvimento da oleosidade, cravos e espinhas”, explica Alessandra.

E tem mais: muitas vezes as maquiagens possuem ingredientes sintéticos em suas fórmulas, por isso, ao dormir de pele maquiada estamos criando um cenário perfeito para irritações e possíveis alergias.

Para quem usa maquiagem todos os dias, a recomendação principal, então, é essa: demaquilar muito bem o rosto e limpá-lo corretamente ao fim do dia. Não só isso, mas hidratar o rosto também é interessante e vai manter a pele muito mais saudável. Aqui, ter uma rotina de skincare que combine com o seu tipo de pele e se encaixe no seu dia a dia é essencial!

Fonte: Alessandra Iqueda, maquiadora do Sala Gaia Moema.

Proteja seus lábios no frio

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela

Farinha de chia
Alimentação Bem-estar

Farinha de chia: benefícios e opções de receitas

A farinha de chia é obtida a partir da moagem das sementes de chia, trazendo praticamente os mesmos benefícios dessas sementes

mulher fazendo o exercício stiff na academia
Bem-estar Movimento

Stiff fortalece pernas e glúteos: conheça os benefícios, dicas e como fazer

O stiff é uma ótima opção de exercício para quem quer trabalhar glúteos e posteriores de coxa