Exercícios no verão: Treino funcional para fazer na areia
Verão é sinônimo de sol e calor. Para muita gente, tudo isso significa também sombra, água fresca e tranquilidade na praia. Mas há quem prefira aproveitar e fazer um treino na areia! Contudo, você não pode esquecer de tomar alguns cuidados, como estar atento à temperatura para não queimar os pés (se estiver descalço) e verificar se não há pequenos objetos ou sujeira que possam machucar.
“É importante, além disso, levar uma garrafa de água e uma toalhinha”, explica o professor de educação física Juliano Gallo Silva. Então, para ajudar na hora de praticar as atividades físicas, o profissional sugeriu cinco opções de treinos funcionais na areia:
Leia também: Enem: Exercícios físicos ajudam a melhorar o desempenho
Treino na areia: Alongamento
Para começar, é preciso aquecer e alongar. No alongamento, portanto, deve-se sincronizar os movimentos e lembrar que a respiração é importante para manter o equilíbrio e a concentração durante a atividade.
Faça uma extensão de tronco, inspire e em seguida, na flexão, expire, soltando a musculatura. Por fim, gire o pescoço de um lado para o outro e, à medida em que o relaxamento vai avançando, movimente os ombros.
Veja, desse modo, o exercício explicado em vídeo:
Para trabalhar o equilíbrio
Segundo Juliano, este exercício é ideal para trabalhar o equilíbrio. “Mantenha os dois pés no chão, com o mesmo peso dos dois lados, percebendo a sola dos pés estabilizada, pois a areia atenua as sensações. Assim, desloque o quadril para o lado lentamente e vá apoiando o pé, de forma consciente, elevando-o até a outra perna devagar. Mantenha somente o dedão na areia e vá elevando à medida que o equilíbrio é mantido.”
Veja o exercício explicado em vídeo:
Consciência corporal
A posição inicial é com os pés paralelos, fazendo a transferência do peso com o quadril. Em seguida, eleve o joelho oposto até a altura do quadril, mantendo o joelho flexionado e dobrando a perna para trás, erguendo o pé.
Veja, então, o exercício explicado em vídeo:
Leia também: Glúteo médio: O que é, qual a importância e como fortalecer
Treino na areia: Resistência e equilíbrio
A proposta é a cadeira isométrica (ou cadeira chinesa) com passada lateral 2×2. Assim, sem elevar o quadril, realize o movimento 3 vezes com 10 passadas e com 1 min de respiração profunda.
Aproveite para realizar o movimento alternado entre a perna e os braços de forma coordenada e sem esquecer da respiração a cada troca de posição.
Se necessário, repita a sequência.
Veja, desse modo, o exercício explicado em vídeo:
Fonte: Juliano Gallo Silva, profissional de educação física e multiesportista que atende pelo GetNinjas.