Treinar sem fazer dieta garante resultados?

Bem-estar Movimento
08 de Maio, 2023
Fernanda Munhoz Pagotto
Revisado por
Nutricionista e Profissional de Educação Física • CRN 51666 | CREF 145110-G/SP
Treinar sem fazer dieta garante resultados?

Não importa o objetivo: se é estético (como emagrecer ou ganhar massa muscular), de saúde ou de performance, você já deve ter escutado que os exercícios andam de mãos dadas com a alimentação. Mas será que um funciona sem o outro — treinar sem fazer dieta, por exemplo, garante resultados? Descubra agora:

Importância da prática de atividades físicas

De acordo com o personal trainer Bruno Sapo, o sedentarismo é um dos grandes males da sociedade atual. “A gente passa muito tempo sentado, parado, sem se mexer. Logo, qualquer tipo de movimento pode reduzir danos como piora da saúde mental, diabetes e hipertensão”, diz.

Ou seja, se você não pratica exercícios e não se preocupa com a alimentação, é claro que sempre vale a pena incluir algum tipo de atividade física na sua rotina. A questão é que uma dieta completamente desregrada, repleta de açúcar e ultraprocessados, por exemplo, pode prejudicar — seja a sua saúde ou a sua meta estética.

Leia também: Por que (e como) apostar na musculação para emagrecer

Por que treinar sem fazer dieta pode ser ruim?

“Treino e dieta estão intrinsecamente ligados. Independentemente do objetivo, o que ingerimos pode influenciar positiva ou negativamente o resultado final”, explica o personal.

E isso a curto, médio e longo prazo, sabia? Entenda melhor:

  • A curto prazo, saber o quê, quanto e quando comer afeta diretamente a sua performance em uma sessão. Um lanche pré-treino rico em carboidratos de fácil digestão, por exemplo, funciona melhor antes do esforço do que alimentos cheios de gordura;
  • A médio prazo, um cardápio individualizado ajuda a garantir todos os nutrientes necessários para o ganho de massa muscular, por exemplo. Por outro lado, a dieta também pode contribuir para o déficit calórico, essencial para quem quer emagrecer;
  • Por fim, pensando a longo prazo, se o seu dia a dia é repleto de itens ultraprocessados, frituras, fast food e guloseimas, isso pode prejudicar a saúde. Sem o equilíbrio, indicadores como colesterol, pressão arterial, glicemia e triglicérides tendem a não ficar adequados e aumentam os riscos de doenças crônicas.

Outro exemplo que o personal dá é de pessoas que treinam, mas têm o costume de exagerar na ingestão de bebidas alcoólicas. “O álcool interfere na produção de testosterona, hormônio importantíssimo para quem pratica exercícios pensando em performance ou estética.”

Fonte: Bruno Sapo, atleta e personal trainer, criador do TDS (Treino do Sapo) e pioneiro em treinamentos funcionais.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Dia dos Pais fondue saudável
Alimentação Bem-estar Receitas

Fondue saudável: confira algumas substituições mais equilibradas!

Quando as temperaturas caem, uma noite de fondue é uma excelente pedida

chocolate quente fit
Alimentação Bem-estar

Chocolate quente fit é opção saudável para festa junina. Veja receitas!

Nessa época, algumas comidas ganham protagonismo, como caldos, bebidinhas quentes e doces típicos. Veja como fazer um chocolate quente fit!

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado