Treinar ou fazer dieta: O que é melhor para a saúde

6 de outubro, 2021

Se você quer viver mais – e melhor – pode se interessar no resultado de um estudo publicado no jornal iScience. A análise avaliou se quem deseja ter longevidade precisa focar em aprimorar o condicionamento físico, e não em perder peso. Ou seja, treinar ou fazer dieta: o que é mais benéfico para a saúde?

Glenn Gaesser, professor de fisiologia do exercício da Universidade do Arizona, e Siddhartha Angadi, professor de educação e cinesiologia da Universidade da Virginia, ambas nos Estados Unidos, comandaram a pesquisa. Os profissionais revisaram mais de 200 meta-análises relevantes e estudos individuais, que incluíram dezenas de milhares de homens e mulheres. Assim, eles disseram que a intenção era saber se alguém se beneficiaria mais com a perda de peso ou com a atividade física.

Leia também: Carboidrato engorda? Entenda de vez a relação

Treinar ou fazer dieta : O que diz a ciência

A conclusão foi que, comparado frente a frente, a magnitude do benefício foi muito maior em melhorar o condicionamento físico do que em perder peso. Pois, os professores descobriram que o risco de morte prematura foi reduzido em 30% ou mais em homens e mulheres sedentários e obesos que começaram a se exercitar. Por outro lado, para pessoas com peso mais alto que fizeram dieta e perderam peso, alguns estudos mostraram que o risco de morrer jovens caiu 16%. 

Na pesquisa, eles também descobriram que indivíduos que sofrem de efeito sanfona, no ciclo de perder e recuperar peso, tinham “problemas metabólicos como diabetes, colesterol alto e baixa expectativa de vida”. Mas, a boa notícia é que essas condições podem ser combatidas por meio de exercícios. 

Além disso, treinar também pode ajudar a  perder gordura visceral. Ou seja, que pode aumentar o risco de uma pessoa contrair diabetes tipo 2, doenças cardíacas e outras condições. Mesmo que o peso da pessoa não mude realmente. Por fim, o exercício também pode melhorar a resistência à insulina.

Dessa maneira, a principal conclusão deste estudo se você deve escolher entre treinar ou fazer dieta é que “você não precisa necessariamente perder peso para ser saudável”, disse o Dr. Gaesser. “Pois, você ficará melhor, em termos de risco de mortalidade, aumentando sua atividade física e condicionamento físico do que perdendo peso intencionalmente.”

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.