Carboidrato engorda? Entenda de vez a relação

Alimentação Bem-estar
06 de Outubro, 2021
Carboidrato engorda? Entenda de vez a relação

Se você está tentando emagrecer já deve ter escutado que, para conseguir mover os ponteiros da balança é preciso diminuir – ou até mesmo cortar de vez – o consumo de carboidrato. Mas, será que é tão simples assim perder peso? Carboidrato engorda ou é mais um mito das dietas?

Carboidrato engorda: Entenda de vez a relação

Muito se fala sobre a possível vilania dos carboidratos. Mas, a verdade é que nem todos fazem mal para a saúde. Eles são do time de macronutrientes, que são os nutrientes que precisamos em maiores quantidades e que são facilmente absorvidos pelo organismo, assim como as proteínas e as gorduras. 

Com a moda das dietas low carb, que preconizam o mínimo de carboidratos na alimentação com objetivo de emagrecer e outros benefícios, o macronutriente ganhou uma fama controversa. Entretanto, restringir seu consumo sem orientação profissional pode trazer prejuízos para a saúde, inclusive o ganho de peso. 

O segredo para se obter as benesses dos carboidratos é consumi-los na quantidade adequada e escolher as melhores fontes – frutas, alimentos integrais, grãos e legumes estão nessa jogada. 

Em excesso, vale dizer que a insulina converte o que sobra de glicose em triacilglicerol, uma gordura que fica instalada no tecido adiposo. Aí sim é possível dizer que carboidrato engorda. Aliás, até mesmo o consumo exagerado de outros macronutrientes se transforma em acúmulo de gordura. 

Na dúvida, nunca é demais ressaltar o auxílio de um nutricionista para elaborar um plano alimentar de acordo com suas necessidades. 

Dicas e cuidados

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda o consumo de 55% a 75% de carboidratos. Na prática, se você gasta 2 mil calorias por dia, deve consumir entre 275 g a 375 g de carboidratos.

Evite carboidratos vindos de alimentos processados, porque é bem fácil extrapolar o limite de por meio dessas fontes. Pães, refrigerantes e sucos de caixinha, por exemplo, são campeões no excesso de carboidratos simples, além de outros ingredientes que podem ser nocivos para a saúde, como a gordura trans (presente em alimentos congelados, salgadinhos, bolos e sorvetes). 

Leia também: Os seis melhores carboidratos para a sua dieta

Melhores carboidratos para a sua dieta

  • Arroz integral: Quando o assunto é qualidade nutricional, o arroz integral ganha do arroz branco. Ele possui mais fibras, vitaminas e minerais e é um excelente alimento para incluir na dieta.
  • Batata-doce: Rica em vitamina A, vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e ferro. Além disso, ela possui uma fibra solúvel que resiste às enzimas do intestino delgado. Esse é um mecanismo que ajuda na prevenção e tratamento do diabetes tipo 2.
  • Mandioca: Repleta de vitamina B, C, cálcio e minerais, a mandioca merece um espaço na dieta. Além disso, há vários estudos que relacionam o consumo desse alimento com benefícios antienvelhecimento, tratamento de câncer e osteoporose.
  • Cevada em grãos: É um dos cereais que menos apresenta gorduras ruins. A cevada não é só uma ótima fonte de fibras e carboidratos, mas de vitaminas também.
  • Muesli: São flocos de aveia, grãos, nozes, sementes e frutas secas. Parece granola, mas não é. A vantagem é que, ao contrário da granola, não tem adição de açúcares.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

O que é esquizofrenia
Bem-estar Equilíbrio Saúde

O que é esquizofrenia?

Sintomas incluem alucinações e isolamento social

à esquerda, uma tigela com salada de pepino e um hashi pegando um pepino. à direita, um copo de plástico com salada de pepino.
Alimentação Bem-estar

Salada de pepino do TikTok: aprenda a fazer e veja os benefícios

O pepino é uma excelente escolha para quem busca uma alimentação equilibrada e saudável.

mulher sentada na frente de mesa e computador, apoiando os cotovelos na mesa e com a cabeça entre as mãos. produtividade e saúde mental estão conectadas.
Bem-estar Equilíbrio

Produtividade e saúde mental: como a empresa pode ajudar?

Colaboradores saudáveis tem menos faltas e maior capacidade de resolver problemas; entenda mais a relação entre produtividade e saúde mental.