Ter um padrão saudável de sono pode ajudar a prevenir o Alzheimer

Bem-estar Saúde Sono
10 de Março, 2022
Ter um padrão saudável de sono pode ajudar a prevenir o Alzheimer

Um pouco mais de um milhão de brasileiros sofrem com o Alzheimer, de acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer. Tal doença costuma atingir pessoas mais idosas e causa uma série de esquecimentos, ocasionados por um déficit na memória. Irreversível, o Alzheimer é uma condição temida pelas pessoas. Segundo pesquisa divulgada pela Alzheimer’s Disease International (ADI), 78% dos brasileiros têm medo de desenvolver o transtorno. Apesar de não existir cura para o alzheimer, um estudo recente descobriu uma maneira de ajudar a preveni-lo: ter um padrão saudável de sono.

A pesquisa, publicada na PLOS Genetics, reforça que manter hábitos saudáveis de sono previne o aglomerado de Amilóide-Beta 42 (AB42) no cérebro, proteína que, quando em excesso, causa a doença neurodegenerativa. Os condutores do estudo perceberam uma relação entre a proteína e o ciclo circadiano.

Ciclo circadiano

As horas de descanso são essenciais para a manutenção do nosso organismo. Aos ciclos que acontecem a cada 24h, é dado o nome de ciclo circadiano. Existe a fase de vigília, quando o indivíduo está acordado, e a fase de sono, quando está dormindo.

Algumas capacidades nossas são impactadas conforme o horário do dia. O grau de alerta, por exemplo, se mantém elevado nos momentos de vigília, mas quando a fase de sono se aproxima, ele diminui. Além disso, ainda existem variações na temperatura corporal, no hormônio do crescimento, no cortisol e até no potássio.

O estudo concluiu que a capacidade do cérebro de limpar a proteína (AB242), uma das causadoras do Alzheimer, está associada ao ciclo circadiano. De acordo com os pesquisadores, por meio de um padrão de sono adequado, sintomas da doença são aliviados, e tal efeito positivo é transmitido por uma célula imune conhecida como macrófago.

Leia mais: Dieta rica em frutas e vegetais pode reduzir o risco de Alzheimer

Como ter um padrão saudável de sono?

Visto a importância do sono para o nosso bem-estar, a produtividade e até para a prevenção de doenças neurodegenerativas, saiba como adotar hábitos ao longo de todo o dia para ter uma noite de sono saudável.

A higiene do sono, por exemplo, é uma ótima tática para buscar noites mais tranquilas e revitalizantes. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, tal prática não se dá apenas antes da hora de dormir. Na verdade, ao despertar já é possível cuidar do momento do sono. Veja como:

  • Se expor à luz do sol;
  • Ter uma rotina de exercícios físicos;
  • Ter uma alimentação saudável;
  • Se preocupar com a saúde mental (prática de meditação e mindfulness, por exemplo);

Já para a preparação noturna de fato, o médico Guilherme Brassanini, em participação no podcast de bem com você da Vitat, explica quais costumes devem ser seguidos: “Ao anoitecer, pare de se expor às telas do celular, coloque um filtro da luz azul no celular e reduza a luminosidade da casa. Além disso, dê preferência a luzes mais baixas, de tonalidades amareladas. Não leve o trabalho para a sua cama. Faça uma leitura calma e um ritual do sono, que pode ser um banho quente, a colocação de um pijama ou até mesmo uma meia confortável. Por fim, priorize um ambiente de sono favorável, uma cama confortável e uma temperatura adequada.”

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina