Qual é o melhor horário para fazer uma reunião de trabalho?

5 de outubro, 2021

Durante a pandemia da Covid-19, muitas empresas adotaram o esquema de home office. Por isso, os encontros que antes eram presenciais foram substituídas pelas videochamadas. Mas sabia que o horário que você faz uma reunião de trabalho pode influenciar na sua produtividade?

As reuniões via “calls” crescem a cada dia. Entretanto, no fim do expediente, a pessoa sente como se tivesse passado o dia em uma longa e interminável reunião. Parece familiar, não?

Por isso, é importante adotar estratégias que promovam o bem-estar no ambiente de trabalho. Uma delas é pensar qual a melhor hora do dia para fazer uma reunião de trabalho, por exemplo.

Leia também: Zoom Fatigue: Esgotamento causado por excesso de videochamadas

Como sincronizar uma reunião de trabalho com o ritmo circadiano

O horário ideal para realizar uma reunião de trabalho não é aquele alertado nos relógios de parede ou na tela do computador. Mas sim quando nosso relógio interno (ou ritmo circadiano) dá o sinal.

Dessa maneira, o relógio circadiano dura cerca de 18 a 24 horas, sincronizando-se perfeitamente com os relógios do mundo externo. No entanto, os ritmos internos diferem ligeiramente de pessoa para pessoa. Isto é, se você tem um ritmo circadiano mais longo, provavelmente vai querer ficar acordado até de madrugada e levantar da cama mais tarde do que alguém com um relógio mais curto. Assim, o ritmo circadiano afeta as horas de sono, o humor e os níveis de energia. 

Leia também: Dismorfia do Zoom: Como videochamadas afetam a autoestima

Os especialistas recomendam que as empresas marquem reuniões para momentos do dia em que as pessoas estão mais dispostas e preparadas para contribuir.

Por exemplo, se você tem o ritmo circadiano noturno, o ideal é que uma reunião de trabalho seja marcada às 18 horas, e não às 8 horas da manhã.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo