Quais serão as tendências de bem-estar em 2024?

Bem-estar
03 de Janeiro, 2024
Quais serão as tendências de bem-estar em 2024?

A cada ano que passa, as pessoas parecem mais preocupadas com a própria saúde e a qualidade de vida. Isso se reflete nos comportamentos adotados ao longo dos meses: uma pesquisa divulgada pela Gympass, por exemplo, apontou que as tendências de bem-estar em 2024 estarão muito atreladas à busca por hábitos saudáveis, saúde mental e emocional e abordagens mais individualizadas.

Leia também: Rituais de bem-estar que você precisa fazer para ter um 2024 melhor

O estudo “Year in Motion 2023” analisou mais de 250 milhões de check-ins de mais de 2 milhões de assinantes, visando identificar tendências anuais e padrões em 11 países. Saiba mais sobre os principais achados:

Tendências de bem-estar: o que bombou em 2023 e promete continuar em 2024

1 – Aplicativos voltados para hábitos saudáveis

Houve um aumento de 111% em relação ao ano anterior no uso de aplicativos da categoria hábitos saudáveis. Isso indica uma mudança substancial, com as pessoas cada vez mais engajadas e registrando rotinas e comportamentos saudáveis, como o consumo de água e sono de qualidade.

Quer seguir essa onda? No app Vitat, por exemplo, você conta com um empurrãozinho na hora de incorporar e seguir uma vida mais equilibrada. Por lá, você encontra diversos programas que te ajudam com a alimentação, o sono e até a hidratação – é possível adicionar lembretes para tomar água pelo Whatsapp!

2 – Saúde mental em foco

Além disso, houve um aumento de 74% nos check-ins em apps da categoria bem-estar emocional. É um dado que destaca que as pessoas estão cada vez mais cientes da necessidade de cuidar e acompanhar seu bem-estar emocional, marcando um avanço considerável na conscientização sobre a saúde mental e o autocuidado.

3 – Abordagens individualizadas

O uso de treinadores e coaches de bem-estar também cresceu significativamente: 44% em comparação com 2022. Assim, este pico sugere uma preferência cada vez maior por soluções que seguem uma tendência mais ampla de abordar a saúde e o bem-estar de forma individualizada.

4 – Treinos depois do horário de trabalho

Além disso, o horário entre 18h e 19h foi mais usado para treinar! Ele ultrapassou os horários da manhã, mostrando que a maioria de nós prefere ir à academia após o expediente, e não antes de trabalhar.

5 – Fim de semana para descanso

Por fim, se a terça-feira foi o dia da semana com maior registro de treinos, sábado e domingo mostraram ser os com menos movimento. Nada surpreendente, uma vez que o fim de semana geralmente é reservado para o descanso e o tempo com a família e os amigos.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva