Melhor horário para treinar se você quer emagrecer

Bem-estar Movimento
20 de Setembro, 2023
Melhor horário para treinar se você quer emagrecer

Você é do time que vai à academia de manhã, ou espera o fim do expediente? Se prefere acordar cedo e se exercitar entre 7h e 9h, saiba que essa é a melhor janela de horário para treinar caso o objetivo seja perder gordura corporal, apontou um novo estudo.

A pesquisa, publicada na revista Obesity, selecionou mais de cinco mil adultos entre 40 e 50 anos. E descobriu que aqueles que faziam atividades físicas no período mencionado tinham um IMC (índice de massa corporal) mais baixo e uma circunferência da cintura menor.

Leia também: Onda de calor: nutricionista alerta para cuidados no treino

Janela de horário para treinar: como funcionou a análise

Para chegar à conclusão, os pesquisadores separaram os participantes em três grupos:

  • Pessoas que treinavam de manhã (entre 7h e 9h): 642 voluntários;
  • Quem praticava exercícios ao meio dia (entre 11h e 13h): 2.400 voluntários;
  • Aqueles que preferiam treinar à noite (das 17h às 20h): 2.187 voluntários.

Então, os cientistas analisaram dados como IMC e circunferência abdominal de cada grupo para compará-los.

Descobriu-se que a média de IMC mais baixa era a do grupo que fazia atividade física no primeiro horário do dia: 25,9. Ainda assim, esse número é maior do que o considerado saudável pelos órgãos de saúde (entre 18 e 24,9). Os outros dois grupos obtiveram médias de IMC parecidas (27,6 no do meio dia e 27,2 no da noite).

Com relação à circunferência abdominal, ela foi menor entre os praticantes matinais: 91,5 cm. Os voluntários do meio dia ficaram com uma média de 95,8 cm e os da noite, com 95 cm.

Leia também: Suco de picles: conheça bebida que faz sucesso entre os tenistas

Por que é melhor treinar de manhã?

Não há uma explicação exata para a pergunta, e nem é possível definir se esse horário é realmente o melhor para todas as pessoas. Contudo, os pesquisadores explicam que os exercícios matinais são mais fáceis de serem cumpridos com foco e intensidade, o que pode contribuir para a eficácia.

Outro fato curioso é que o grupo que malhava pela manhã era, em média, 10 a 13 anos mais velho que os demais. Além de ter uma dieta mais saudável na rotina e possuir um perfil social mais específico, como nível de escolaridade mais elevado e pouca incidência de consumo de álcool e tabaco.

Por fim, os cientistas também destacaram que quem acorda mais cedo geralmente possui um ciclo circadiano (o famoso “relógio biológico”) mais equilibrado, o que pode ter relação com a perda de peso.

Referência: The diurnal pattern of moderate-to-vigorous physical activity and obesity: a cross-sectional analysis.

Alimentação e Movimento
Uma alimentação equilibrada pode potencializar os resultados do seu treino! Assine o Clube Vitat Cuida e garanta descontos exclusivos em consultas com nutricionistas, farmácias, exames laboratoriais e manipulados.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!