Como ser uma pessoa matinal?

Bem-estar Equilíbrio
04 de Maio, 2023
Como ser uma pessoa matinal?

Ser uma pessoa matinal pode trazer muitos benefícios para a saúde e bem-estar. Mas, para algumas pessoas, acordar cedo pode ser uma verdadeira luta. 

Há razões biológicas para se acreditar nas vantagens de acordar cedo, já que o corpo humano é diurno, ou seja, foi realmente “programado” para funcionar de manhã. Nossos relógios biológicos nos levam à ação matinal para aproveitar os benefícios da luz do dia e, assim, evitar condições médicas como deficiência de vitamina D, distúrbios afetivos sazonais, obesidade e muito mais.

No entanto, existem alguns hábitos simples que podemos fazer para ajudar a treinar nossos corpos a acordar cedo e começar o dia com o pé direito. Confira abaixo:

Como ser uma pessoa matinal: tenha uma rotina

Para ajudar a treinar o corpo a acordar mais cedo, é importante criar uma rotina consistente de sono e acordar. Ir para a cama e acordar no mesmo horário todos os dias pode ajudar a sincronizar o relógio interno do corpo e melhorar a qualidade do sono. Além disso, é importante evitar alimentos pesados e estimulantes antes de dormir, como cafeína e álcool.

Como ser uma pessoa matinal: limite a exposição de telas

Outra dica importante é evitar a exposição às telas antes de dormir. A luz azul emitida por dispositivos eletrônicos pode inibir a produção de melatonina (hormônio do sono), o que pode tornar mais difícil adormecer e acordar cedo. Em vez disso, tente ler um livro ou fazer uma atividade relaxante antes de dormir.

Leia também: Acordar cedo pode mudar a vida – para melhor

Crie hábitos matinais 

Ao criar hábitos matinais o corpo se acostuma ainda mais. Você pode optar por fazer exercícios leves, meditação, alongamentos ou tomar um banho refrescante ao acordar. Tudo isso pode ajudar a aumentar a energia e a disposição para enfrentar o dia.

Exponha-se à luz solar da manhã

Nada melhor do que acordar e sentir a luz do sol, não é mesmo? A exposição à luz solar pode ajudar a regular o ritmo circadiano do seu corpo e tornar mais fácil acordar cedo. Por isso, tente ficar debaixo do sol por alguns minutos após o café da manhã ou faça uma caminhada ao ar livre pela manhã.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina