Temperar frango com antigripal, novo desafio do TikTok, é condenado pela FDA
Quando o assunto é o TikTok, precisamos ficar atentos. Afinal, nem sempre as dicas e os truques que vemos nas redes sociais são aprovados por especialistas — alguns, aliás, são extremamente perigosos para a saúde. É o caso do chamado NyQuil Chicken Challenge, que consiste, basicamente, em temperar e comer filés de frango com um medicamento antigripal cuja venda é livre nos Estados Unidos.
A hashtag que acompanha a trend, #sleepychicken (galinha sonolenta, em tradução livre), já conta com mais de 3,5 milhões de visualizações. Nos vídeos, podemos ver pessoas cozinhando a proteína mergulhada em uma generosa quantidade de xarope para tosse.
Leia também: Desafio que promete secar barriga está bombando no TikTok
Perigos de temperar o frango com antigripal
Rapidamente, a Food and Drug Administration (FDA), agência estadunidense que regulamenta alimentos e remédios, emitiu alertas desaprovando a atitude, uma vez que ela traz sérios riscos à saúde.
De acordo com o órgão, “a fervura de um medicamento pode torná-lo muito mais concentrado e alterar suas propriedades de outras maneiras”. Isso porque a água e o álcool presentes nele evaporam, restando apenas as drogas.
Além disso, inalar o vapor que o cozimento gera pode fazer com que as substâncias entrem no organismo por meio das vias respiratórias. “Também pode machucar seus pulmões. Simplificando: alguém pode tomar uma quantidade perigosamente alta de remédios para tosse e resfriado sem nem perceber.”
O remédio contém compostos como acetaminofeno, dextrometorfano, HBr e succinato de doxilamina. Uma overdose pode gerar convulsões, tonturas graves, problemas no fígado, problemas respiratórios e até morte.
Leia também: Água de clorofila, do TikTok, faz bem para a saúde?
Por que as pessoas fizeram o desafio?
Acredita-se que o intuito da “brincadeira” era o mesmo de uma trend anterior, que ficou conhecida como “Desafio Benadryl”. Nela, usuários consumiam grandes quantidades do remédio para alergia a fim de ter alucinações e o “barato”.