Tangerina: Benefícios e vitaminas da fruta cítrica
A tangerina é aromática e saborosa. Mexerica, como também é conhecida, é na verdade um dos tipos dessa fruta cítrica. É fonte de vitamina A e, sobretudo, vitamina C ( 112 mg). Não apenas, é abundante em antioxidantes naturais, fibras e potássio.
Também ajuda a manter os ossos fortes, visto que é rica em potássio, mineral essencial para a saúde óssea. Além disso, uma unidade média do alimento contém apenas 44 calorias. Por isso, é uma opção de lanche prático e saudável entre as refeições.
Assim, vale afirmar que consumir tangerina com regularidade proporciona diversos benefícios para o organismo e até previne doenças. Saiba mais.
Benefícios da tangerina
Fortalece a imunidade
Devido à riqueza em vitamina C, a tangerina é grande aliada da imunidade. Dessa forma, ajuda a prevenir doenças, como gripe e resfriados.
Leia mais: Alimentos para aumentar a imunidade
Protege a saúde do coração
Além de auxiliar o controle da pressão arterial, a tangerina também auxilia na diminuição do nível de colesterol no sangue. Não só, é aliada do emagrecimento saudável, o que também pode beneficiar indiretamente a saúde cardiovascular.
Leia também: Dieta rica em fibras pode prevenir doenças do coração e diabetes
Ajuda no funcionamento intestinal
A fruta cítrica não restringe seus benefícios apenas a saúde do coração. Dessa forma, ela beneficia também a saúde do intestino, o que se reflete positivamente em todo o organismo. Ou seja, por ser rica em fibras, ela promove o melhor funcionamento intestinal.
Melhora a absorção de outros nutrientes
A vitamina C, que auxilia nas defesas do organismo, também é responsável por otimizar a absorção de ferro. Por isso, um exemplo é apostar em folhas de cor verde escura, que são ricas em ferro, com suco de tangerina natural ou a fruta in natura na mesma refeição.
Leia mais: Intestino preguiçoso: Aposte em laxantes naturais
Ajuda a evitar o envelhecimento precoce
A vitamina C atua como protagonista ao combate do estresse oxidativo, e potencializa a ação de outros antioxidantes presentes em uma alimentação equilibrada.
Suco de tangerina ou fruta?
De todas as opções, a melhor é a fruta in natura. Os bagos da tangerina possuem concentrações de fibras. Portanto, ajudam a manter a saciedade por mais tempo. O suco é uma forma igualmente prática e não há contraindicações, desde que seja natural – evite as versões em caixinha, carregadas de componentes químicos – sem açúcar e consumido com moderação.
Um jeito de turbinar sua imunidade e energia é bater a tangerina com outros alimentos em forma de suco: combinada com cenoura, beterraba, gengibre se transforma em uma bebida que é um verdadeiro arsenal de vitaminas excelentes para a pele, cabelos e imunidade.
Como consumir a tangerina
Trata-se de uma fruta versátil e múltiplos possíveis usos. Sendo assim, há algumas maneiras de consumir a tangerina, como:
- Óleo essencial extraído da casca;
- Sucos e drinques;
- Geleia, gelatina e compotas;
- Bolos e doces diversos.