Tamarindo: Propriedades e benefícios da fruta
O tamarindo é uma fruta exótica do Oriente, nativa da Índia. Por isso, seu nome significa “tâmara da Índia”. Altamente nutritiva, faz parte do grupo das oleaginosas e possui muitas propriedades terapêuticas. Mas, apesar de ser mais comum no Nordeste, a fruta está presente em diversas regiões do Brasil e é facilmente reconhecida por sua forma de vagem, com cerca de 10 sementes internas.
Entre suas propriedades, destacam-se as vitaminas, em especial a C e as do complexo B. Além disso, grande quantidade de fibras.
Benefícios do tamarindo
Combate a constipação
A constipação, também chamada de prisão de ventre, não é um problema incomum. Geralmente, a causa da dificuldade de funcionamento do sistema intestinal deve-se à baixa ingestão de fibras. Por isso, colocar o tamarindo na dieta pode ajudar.
Leia mais: Dieta rica em fibras pode prevenir doenças do coração e diabetes
Fortalece os ossos
Além das fibras, a fruta contém grande quantidade de cálcio, mineral essencial para a saúde, força e densidade óssea. Assim, é uma boa opção de alimento para garantir a força dos ossos e evitar problemas como a osteoporose.
Leia também: Alimentos que contêm mais cálcio do que leite
Previne inflamações e mantém a pele jovem
Rico em antioxidantes, o tamarindo age como um anti-inflamatório natural. Sendo assim, combate processos inflamatórios que podem prejudicar o organismo, como a ação de radicais livres. Ou seja, os radicais livres provocam o que é conhecido como estresse oxidativo, o que pode acarretar em doenças degenerativas graves como o câncer e Alzheimer, além de também provocar o envelhecimento precoce da pele. Portanto, consumir essa fruta beneficia o corpo de muitas maneiras.
Previne a anemia
Além do cálcio, outro mineral muito presente na composição da fruta é o ferro. Assim, quando o corpo apresenta deficiência desse mineral, é possível que haja um diagnóstico de anemia, condição em que o sangue não tem uma quantidade suficiente de glóbulos vermelhos saudáveis.
Leia também: Alimentos com mais ferro que carne vermelha
Como consumir o tamarindo
- In natura – somente a polpa;
- Como tempero;
- No preparo de molhos;
- Geleias e doces;
- Por fim, sucos e vitaminas;