Talco no cabelo: para que serve e quais os malefícios?
:format(webpp))
Com certeza, você já ouviu falar ou conhece alguém que usa talco no cabelo. Esse truque caseiro e, aparentemente, inofensivo, já conquistou muitos adeptos na hora de tirar a oleosidade dos fios. Mas será que essa técnica simples traz malefícios para a nossa saúde capilar? Saiba mais a seguir!
Para que serve o talco no cabelo?
Para saber tudo sobre o talco no cabelo, nós conversamos com a dermatologista Dra. Anelise Dutra, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
A especialista explica que o talco aplicado nos fios serve para redução de oleosidade do couro cabeludo, porém, esse não é o produto mais indicado para essa finalidade.
“O ideal é usar shampoo seco e fazer as lavagens com shampoos adequados ao seu tipo de couro cabeludo”, recomenda.
Mas sabemos que na hora de uma emergência, na falta de um produto específico para remover a oleosidade do cabelo, muitas mulheres utilizam o talco nos fios.
Os efeitos do talco no cabelo
Como dito, ao passar talco no cabelo, o produto absorve a umidade e a oleosidade dos nossos fios. Além disso, a dermatologista acredita que essa pode ser uma solução de emergência para salvar fios muito oleosos. Isso porque o maior benefício do talco é retirar a umidade do couro cabeludo para reduzir a oleosidade.
Sem dúvidas, esse é um velho truque para tirar a oleosidade do cabelo nos momentos em que você não teve tempo de lavar ou não possui um shampoo seco.
“Mas se o talco não for usado da maneira correta, os fios podem ficar melados, brancos e com um aspecto sujo”, sinaliza a Dra. Anelise Dutra.
Como passar
Se você quer apostar nesse truque, então veja o passo a passo para passar talco no cabelo, de acordo com as instruções da dermatologista.
- Primeiro, deposite o talco nas mãos.
- Em seguida, aplique-o massageando o couro cabeludo com movimentos circulares leves.
- Faça os movimentos por cerca de 20 segundos, até o produto desaparecer.
- E pronto!
“Dessa maneira, seu couro cabeludo elimina o excesso de oleosidade, mas mantém a quantia necessária para deixar os fios hidratados e bonitos”, esclarece a dermatologista.
Usar talco no cabelo oleoso
Quem possui fios oleosos sente muito incômodo quando a oleosidade se torna visível na raiz, tornando a aparência pesada e com aspecto sujo, mesmo se os fios foram lavados no dia anterior.
Por isso, por uso emergencial, o talco no cabelo oleoso parece ser uma boa solução, mas é importante manter um autocuidado específico.
A Dra. Anelise Dutra exemplifica como deve ser o uso desse produto no cabelo oleoso: “basta aplicar o talco na raiz do couro cabeludo e massagear até desaparecer. Porém, não se recomenda dormir com o talco no cabelo”.
Outros cuidados com os fios oleosos devem ser levados em consideração, como a lavagem com água morna ou fria, uso de shampoo antirresíduos uma vez por semana e produtos capilares específicos para esse tipo de fio.
Passar talco no cabelo sujo
A especialista informa que o talco pode ser usado no cabelo sujo, afinal, ele possui o efeito de remover a oleosidade em excesso dos fios.
Porém, é preciso ter cuidado para não causar um efeito contrário e deixar o cabelo ainda mais com aparência de sujo.
Em cabelos cacheados
O cabelo cacheado possui um tipo de fio mais sensível e por isso precisa de tratamento especial.
Segundo a Dra. Anelise Dutra, a aplicação nos cabelos cacheados é a mesma aplicada nos outros tipos de fios: “apenas com movimentos mais sutis de massagem”.
No entanto, é preciso ter muito cuidado porque o talco oferece volume ao cabelo. Se não for desejado esse efeito estético volumoso, então use o produto com moderação ou prefira a lavagem dos fios.
Pode usar talco para limpar o cabelo?
Será que o talco pode se tornar o substituto da lavagem? Quando devemos realmente passar esse produto nos fios?
A dermatologista aconselha que o talco deve ser usado apenas em situações em que não é possível usar os produtos específicos para tratar oleosidade do couro cabeludo, ou seja, em casos esporádicos.
“Aplique quantidades pequenas e massageie o couro cabeludo levemente até o produto desaparecer. Mas o uso dele não substitui a lavagem para limpeza dos fios”, recomenda.
Pode usar talco como shampoo a seco?
Naquele momento em que não temos um shampoo a seco, acabamos escolhendo produtos caseiros conhecidos por remover a oleosidade como o talco.
Porém, seu uso deve ser usado em situações esporádicas: “o ideal é usar nos cabelos apenas produtos específicos para cabelos. Isso porque eles têm tecnologias cada vez mais avançadas para agir no foco do problema. No lugar do talco no cabelo, prefira o shampoo seco”, aconselha a dermatologista.
Outro truque semelhante ao talco no cabelo é o uso de polvilho antisséptico nos fios, um produto derivado do enxofre que atua nas assaduras, brotoejas e odores causados pela transpiração, especialmente na região dos pés e axilas.
Apesar de muitas pessoas acreditarem que o polvilho antisséptico é talco, na verdade, não é o mesmo produto. Ele possui um cheiro mais forte.
A especialista adverte: “Não deve ser usado em couro cabeludo, pois gera ressecamento e quebra dos fios”.
Os malefícios
Apesar de ser comum usar talco no cabelo para tirar a oleosidade dos fios, esse hábito não é o mais ideal e pode trazer alguns malefícios para nossa saúde capilar.
“As partículas e resíduos do produto podem aderir ao couro cabeludo, podendo obstruir os poros, prejudicando o crescimento dos fios e causando outros problemas graves, como alergias e queda de cabelo”, alerta a Dra. Anelise Dutra.
Além disso, usar talco no cabelo não deve se tornar um hábito diário. Segundo a dermatologista, não é adequado usar talco no cabelo diariamente, pois pode obstruir a saída dos folículos gerando dermatites e aspecto de fios sujos.
Sendo assim, o ideal é não usar talco no cabelo porque os resíduos desse produto podem obstruir a raiz do cabelo, podendo resultar em caspa, cabelos com aspecto de pesado, sujos e brancos. “Não substitui a lavagem!”, avisa a especialista.
Fonte: Dra. Anelise Dutra, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
