Taioba: Conheça as propriedades e benefícios da PANC
A taioba é uma PANC, sigla para planta alimentícia não convencional. Mais consumida no estado de Minas Gerais, ela é encontrada principalmente em feiras e lojas de produtos naturais. Essa é uma planta de ótimas propriedades, especialmente rica em antioxidantes que podem beneficiar a saúde.
Ela pode ser cultivada em casa facilmente e todas as suas partes são comestíveis, desde as folhas até o talo. Além disso, seu sabor é bastante agradável e similar ao do espinafre.
Benefícios da taioba
Melhora o funcionamento intestinal
Fonte de fibras, essa hortaliça previne a constipação, também chamada de prisão de ventre, uma vez que facilita o funcionamento e o trânsito intestinal. Sendo assim, previne o inchaço abdominal e possíveis dores na região.
Ossos fortes
Além das fibras, ela também contém grande quantidade de minerais importantes. Em especial, é rica em fósforo e cálcio, essenciais para a saúde dos ossos. Sendo assim, seu consumo pode ajudar a prevenir problemas como osteoporose. Não só, sua abundância em ferro pode ajudar a prevenir a anemia.
Leia mais: Alimentos que contêm mais cálcio do que leite
Pele jovem e saudável
Suas folhas são ricas em vitamina A. Essa é uma vitamina naturalmente anti-inflamatória e, portanto, combate a ação de radicais livres, que provocam o envelhecimento precoce. Assim, a taioba ajuda a prolongar a aparência jovem e saudável da pele, além de prevenir acne e demais inflamações.
Leia mais: Barbatimão: Os benefícios da planta brasileira
Como consumir taioba
- Refogada;
- Cozida;
- Sopas e caldos;
- Molhos;
- Pães, tortas e quiches.
Leia também: Beldroega: Conheça os benefícios da planta brasileira