Taioba: Conheça as propriedades e benefícios da PANC

Alimentação Bem-estar
03 de Julho, 2020
Taioba: Conheça as propriedades e benefícios da PANC

A taioba é uma PANC, sigla para planta alimentícia não convencional. Mais consumida no estado de Minas Gerais, ela é encontrada principalmente em feiras e lojas de produtos naturais. Essa é uma planta de ótimas propriedades, especialmente rica em antioxidantes que podem beneficiar a saúde.

Ela pode ser cultivada em casa facilmente e todas as suas partes são comestíveis, desde as folhas até o talo. Além disso, seu sabor é bastante agradável e similar ao do espinafre.

Benefícios da taioba

Melhora o funcionamento intestinal

Fonte de fibras, essa hortaliça previne a constipação, também chamada de prisão de ventre, uma vez que facilita o funcionamento e o trânsito intestinal. Sendo assim, previne o inchaço abdominal e possíveis dores na região.

Ossos fortes

Além das fibras, ela também contém grande quantidade de minerais importantes. Em especial, é rica em fósforo e cálcio, essenciais para a saúde dos ossos. Sendo assim, seu consumo pode ajudar a prevenir problemas como osteoporose. Não só, sua abundância em ferro pode ajudar a prevenir a anemia.

Leia mais: Alimentos que contêm mais cálcio do que leite

Pele jovem e saudável

Suas folhas são ricas em vitamina A. Essa é uma vitamina naturalmente anti-inflamatória e, portanto, combate a ação de radicais livres, que provocam o envelhecimento precoce. Assim, a taioba ajuda a prolongar a aparência jovem e saudável da pele, além de prevenir acne e demais inflamações.

Leia mais: Barbatimão: Os benefícios da planta brasileira

Como consumir taioba

  • Refogada;
  • Cozida;
  • Sopas e caldos;
  • Molhos;
  • Pães, tortas e quiches.

Leia também: Beldroega: Conheça os benefícios da planta brasileira

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Dislipidemia
Bem-estar Saúde

Dislipidemia: os principais efeitos do colesterol alto na sua saúde

A dislipidemia é uma condição crônica caracterizada por níveis de gordura alterados no sangue, especialmente o colesterol e triglicerídeos. Essas gorduras — também chamadas de lipídios

Bem-estar Saúde

Hábitos simples que ajudam a monitorar a pressão

A pressão arterial elevada é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.  De acordo com a Diretriz Brasileira de Hipertensão

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra