Suspeita de poliomielite: criança pode ser o 1º caso em 33 anos

Saúde
06 de Outubro, 2022
Suspeita de poliomielite: criança pode ser o 1º caso em 33 anos

A Secretaria de Saúde do Estado do Pará investiga o caso de uma criança suspeita de estar com poliomielite. Trata-se de uma menino de três anos que testou positivo para o poliovírus (Sabin Like 3), responsável pela doença. Se confirmado, será o primeiro caso registrado no país desde 1989, quando as campanhas de vacinação diminuíram a paralisia infantil no Brasil. O país erradicou a doença em 1994.

De acordo com um relatório do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde( CIEVS/SESPA), a criança teve o vírus identificado por análise de isolamento viral de fezes. O documento, porém, informa que o caso segue em investigação. Além disso, “outras hipóteses diagnósticas não foram descartadas, como Síndrome de Guillain Barré, conforme o que é preconizado no Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde”.

Leia mais: Brasil corre risco muito alto de reintrodução da poliomielite, diz Opas

Suspeita de poliomielite: sintomas

O menino que está com suspeita de poliomielite reside no município de Santo Antônio do Tauá, no interior do estado do Pará. Inicialmente, ele teve sintomas como febre, dores musculares, mialgia e paralisia flácida aguda (PFA). Algumas semanas depois, já não conseguia mais se manter em pé.

A criança, então, realizou um exame de fezes no dia 16 de setembro. Na terça-feira 4, saiu o resultado positivo para o vírus da poliomielite, de acordo com o Laboratório de Referência do Instituto Evandro Chagas.

Cobertura vacinal no Brasil está baixa

Desde 2015 a cobertura vacinal contra a poliomielite em território nacional está abaixo do mínimo recomendado, que é de 95%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Enquanto Paraíba (86,8%), Amapá (82,5%) e Alagoas (74,6%) foram as que mais vacinaram, os estados do Pará (38,2%), Distrito Federal (33%) e Rio de Janeiro (30,5%) são os que menos vacinaram as crianças.

Dados preliminares do Ministério da Saúde são preocupantes: apenas 54,21% das crianças entre um e menores de cinco anos se vacinaram contra a doença. Por isso, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022 foi prorrogada até dia 21 de outubro, mas, segundo o governo, “todas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação, incluindo o imunizante que protege contra a pólio, seguem disponíveis para a população brasileira durante todo o ano”.

Retorno da poliomielite: afinal, como é possível reverter esse quadro?

A única forma de reverter esse quadro em todos os países é por meio da vacinação em massa. Inclusive, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) lançou uma campanha nacional de imunização contra a doença, chamada “Paralisia Infantil – A Ameaça Está de Volta”. Para isso, é preciso que o público infantil esteja com o cartão vacinal atualizado. Assim, o cronograma brasileiro de imunização contra a doença é:

  • Três doses da vacina inativada (VIP) aos dois, quatro e seis meses de idade.
  • Duas doses de reforço da vacina oral (VOP) ou inativada aos 15 meses e quatro anos.

Somente pode receber a vacina oral quem já recebeu três doses da vacina inativada. Além da imunização infantil, o Ministério da Saúde recomenda o reforço para viajantes adultos que estão indo em destino a países em que a doença é endêmica, bem como a outros locais em que há casos da enfermidade.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show