Suco de picles: conheça bebida que faz sucesso entre os tenistas
Quando falamos de alimentos em conserva, um dos mais conhecidos é o picles. As opções são várias: de pepino, cenoura, beterraba, além de uma longa lista de vegetais. Mas você já ouviu falar do suco de picles? Embora possa parecer estranha à primeira vista, a bebida tem feito sucesso entre esportistas que praticam tênis. Mas o que é o suco de picles e quais são os benefícios para os atletas?
Leia mais: Tênis: Motivos para começar a praticar o esporte
O que é o suco de picles?
O suco de picles é composto, na verdade, pelo líquido da conserva. Ou seja, inclui seguintes como água, vinagre orgânico, sal, um tipo de óleo, potássio, zinco, vitamina C e vitamina E. No entanto, o gosto não é tão agradável.
Benefícios
Especialistas apontam que os benefícios do suco de picles são referentes ao sal, potássio, zinco e às vitamina C e E presentes na conserva. Com isso, a bebida promove:
- Hidratação;
- Reposição de eletrólitos;
- Prevenção de câimbras
Em geral, as câimbras ocorrem por uma deficiência conjunta de líquidos e sais minerais como magnésio, cálcio, sódio e potássio, por isso a bebida pode ajudar. Além disso, o vinagre do suco de picles pode ajudar no alívio rápido da dor, já que interrompe os sinais nervosos que causam cãibras nos músculos cansados.
Vale lembrar, também, que manter uma boa hidratação e reposição de eletrólitos é fundamental durante a atividade física, já que a perda de líquido e sais minerais impactam no rendimento do exercício.
E ajuda na recuperação muscular?
Os benefícios do “milagroso” suco de picles só acontecem durante a atividade física. Ou seja, não há relação entre o consumo da bebida e a recuperação muscular pós-treino, por exemplo. Nesse caso, especificamente, o que vale é o aporte de proteínas e carboidratos. Dessa forma, o único benefício pós-treino ou pós-competição seria que o atleta estará mais hidratado.
Informações nutricionais do suco de picles
Apesar do picles ser um alimento probiótico, isto é, que auxilia na flora intestinal, o benefício não se estende para o líquido da conserva.
Além disso, a bebida não contém caloria, mas é preciso tomar cuidado, já que é rica em sódio. Um shot de 240 ml, por exemplo, tem 38% da indicação diária de uma pessoa normal, em uma dieta de 2 mil calorias. Dessa forma, o consumo deve ser moderado, sobretudo para pessoas que têm pressão alta.