Suco de melancia com chá verde emagrece? Derrete gordura?

Alimentação Bem-estar
08 de Novembro, 2022
Suco de melancia com chá verde emagrece? Derrete gordura?

O gosto dele é um pouco amargo, mas a ciência já provou que vale a pena fazer careta pela quantidade de vantagens que o chá verde pode fazer pela sua saúde. E, não é de hoje que muita gente usa o chá verde para emagrecer. Mas, agora, uma tendência se concentra em especular quais os potenciais benefícios à saúde de tomar chá verde com melancia. Os adeptos dessa bebida afirmam que a mistura ajuda a derreter a gordura e potencializar a perda de peso. Contudo, será que suco de melancia com chá verde emagrece? 

Benefícios do suco de melancia com chá verde

A melancia possui 92% de água. Aliados à água, o magnésio e o potássio presentes na fruta dão uma forcinha no desconforto causado pelo inchaço. Em dias mais quentes, quando o corpo tende a acumular mais líquidos, a dica é apreciar a fruta (a porção de 100g possui 31 kcal), seja em pedaços ou em forma de suco. 

Já o chá verde é conhecido pelos efeitos positivos na luta contra os quilos extras. Mas, será que eles realmente são tão poderosos?

O chá verde exerce uma importante função antioxidante, o que contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer, por exemplo. Entre outros benefícios, o chá verde acelera o metabolismo, fazendo você queimar gordura mais rapidamente e, assim, emagrecer

Além disso, as catequinas de sua composição interagem com os receptores da leptina, hormônio relacionado à sensação de saciedade do organismo, evitando que você coma mais do que o necessário para seu organismo.

A bebida também é diurética. Chás diuréticos ajudam o corpo a desinchar e se livrar do excesso de líquidos, principalmente água, e do sal, cujo principal efeito é inchaço no abdômen e nos membros inferiores.

Suco de melancia com chá verde emagrece?

Ambos têm muitos benefícios comprovados para a saúde, e não existe contraindicação à ingestão dessa tendência. No entanto, nenhuma evidência sugere que eles devam ser consumidos juntos para potencializar os benefícios. 

Sendo assim, não existe comprovação de que a mistura seja eficaz para emagrecer e desinchar sem analisar o contexto da alimentação como um todo. Pois, para que haja emagrecimento de fato é preciso ter déficit calórico. Ou seja, o corpo precisa consumir menos calorias do que gasta. Portanto, não há necessidade de misturar os dois se você não quiser: você pode consumir os alimentos separadamente.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6
 

Receita de suco de melancia com chá verde

Ingredientes

  • 3 saquinhos de chá verde;
  • 1 xícara de água;
  • 2 folhas de couve;
  • Suco de 1/2 limão;
  • 1 colher de sopa de gengibre;
  • Duas xícaras de melancia em cubos;
  • Um punhado de folhas de hortelã;
  • Gelo.

Modo de preparo

Prepare o chá verde normalmente e reserve até que esfrie. Em seguida, coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata. Beba sem coar.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas