Suco de manga com gengibre emagrece? É termogênico?

Alimentação Bem-estar
07 de Março, 2022
Suco de manga com gengibre emagrece? É termogênico?

Alimentos termogênicos e sucos são dois dos queridinhos de quem busca emagrecer. Mas, e será que ao misturar dois ingredientes com essas propriedades o emagrecimento ocorre de maneira mais rápida? Há quem acredite que sim. Por isso, uma outra maneira de consumir a manga vem sendo apontada como aliada da perda de peso. Ou seja, para favorecer o emagrecimento, há quem aposte no suco de manga com gengibre, uma raiz conhecida por seu efeito termogênico. 

Embora seja rica em açúcar (uma xícara contém cerca de 25 gramas de carboidratos e 100 calorias), a manga oferece algumas vantagens impressionantes para o bom funcionamento do organismo. 

Parece improvável que um alimento tão doce melhore o açúcar no sangue, mas essa foi a conclusão de um estudo na Universidade Oklahoma State, nos Estados Unidos. Assim, durante 12 semanas, 20 homens e mulheres com obesidade comeram 10 gramas de polpa de manga liofilizada moída (equivalente a cerca de metade de uma manga fresca) todos os dias. No final da pesquisa, os participantes tiveram níveis mais baixos de glicose no sangue do que quando começaram o experimento. Especialistas suspeitam que componentes bioativos da fruta, incluindo antioxidantes, podem ser os responsáveis.

Já o gengibre é um termogênico natural. Ainda pode facilitar a digestão e aliviar o desconforto de azia e inchaços abdominais. O alimento é extremamente acessível – pode ser encontrado em feiras, empórios e supermercados. Contudo, para fazer o suco com gengibre e colher seus benefícios, prefira a raiz pura: basta um pedacinho para fazer a infusão. 

Afinal, suco de manga com gengibre emagrece?

Essa é uma bebida considerada termogênica, muito por conta das propriedades do gengibre. 

Os alimentos termogênicos podem ser grandes aliados da dieta pois exigem que o corpo queime mais calorias para digeri-los. Mas, não fazem milagres de maneira isolada. 

Basicamente, os sucos termogênicos atuam aumentando a temperatura do organismo. Assim, fazendo com que o metabolismo fique mais acelerado e com que a queima de gorduras seja muito maior.

Contudo, para que haja emagrecimento de fato é preciso ter déficit calórico. Ou seja, o corpo precisa consumir menos calorias do que gasta. 

Dito isso, ambos têm muitos benefícios comprovados para a saúde, e não existe contraindicação à ingestão dessa tendência. No entanto, nenhuma evidência sugere que eles devam ser consumidos juntos para potencializar os benefícios. Sendo assim, não existe comprovação de que suco de manga com gengibre seja eficaz para emagrecer. Portanto, não há necessidade de misturar os dois se você não quiser: você pode consumir os ingredientes separadamente. 

Tabela nutricional da manga

Conheça a tabela nutricional da manga aqui.

Receita de suco de manga com gengibre

Ingredientes

  • 1 unidade média de Manga tommy
  • 10 gramas de gengibre
  • 5 folhas de hortelã

Modo de preparo

Prepare o chá de hortelã e reserve. No liquidificador, bata a manga e o gengibre junto com o chá. Beba em seguida.

Leia também: Água com limão no jejum intermitente. Pode?

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor