Suco de laranja com hortelã emagrece? Conheça a bebida

Alimentação Bem-estar
13 de Setembro, 2022
Suco de laranja com hortelã emagrece? Conheça a bebida

Você já deve ter se aquecido com uma xícara de chá de hortelã. E, muito provavelmente, se refrescou com um delicioso suco de laranja gelado. Mas, que tal misturar os dois ingredientes? Essa mistura tem despontado como queridinha de quem deseja diminuir os ponteiros da balança. Mas, será que suco de laranja com hortelã emagrece?

A laranja é a fruta responsável pela preparação de um dos sucos mais amados pelos brasileiros. Rica em vitamina C, ácido fólico e potássio, ela melhora a absorção dos nutrientes, cuida do sistema digestivo e ainda previne cálculos renais. Ao optar pelo suco da fruta, escolha sempre a versão natural em vez de polpas ou industrializados de caixinha.

 Já a hortelã atua diminuindo o inchaço. Ela também melhora a digestão e favorece o funcionamento do intestino. Além disso, a hortelã contém vitaminas que ajudam a evitar inflamações e infecções. Rico em vitaminas, fósforo e cálcio, o chá ajuda no aumento da imunidade.

Afinal, suco de laranja com hortelã emagrece? 

Ambos têm muitos benefícios comprovados para a saúde, e não existe contraindicação à ingestão dessa tendência. No entanto, nenhuma evidência sugere que eles devam ser consumidos juntos para potencializar os benefícios. 

Sendo assim, não existe comprovação de que o suco de laranja com hortelã emagrece sem analisar o contexto da alimentação como um todo. Pois, como dito, para que haja emagrecimento de fato é preciso ter déficit calórico. Ou seja, o corpo precisa consumir menos calorias do que gasta. Portanto, não há necessidade de misturar os dois se você não quiser: você pode consumir os alimentos separadamente. 

Dito isso, mesmo sem poder afirmar que chá de hortelã emagrece, a bebida é excelente para os momentos de indigestão. Uma explicação possível é que o mentol na hortelã pode relaxar os músculos, aliviando cólicas e dores no estômago. Portanto, a erva contém o composto monoterpeno L-mentol, que bloqueia os canais de cálcio no músculo liso do intestino delgado para produzir um efeito antiespasmódico no trato gastrointestinal para relaxar o músculo.

A laranja é uma vilã da dieta?

De jeito nenhum. Pois, a fruta é uma fonte de bons nutrientes e seu valor calórico é baixo. Ou seja, cerca de 60 kcal para uma porção de 100g – e seu índice glicêmico não causa picos de insulina no organismo. Como todo alimento, exige moderação no seu consumo, principalmente por conter frutose, açúcar presente nas frutas. De acordo com a OMS, o ideal é que sejam consumidas, no mínimo, três porções de fruta durante o dia. Então, procure um nutricionista para avaliar as melhores formas de incluir a laranja em sua alimentação.

Receita de suco de laranja com hortelã

Ingredientes

  • 2 laranjas
  • 1 limão
  • 1 colher (sopa) de hortelã picada
  • 2 xícaras (chá) de água mineral gasosa gelada

Modo de preparo

Descasque as laranjas e o limão. No liquidificador, bata as frutas e a hortelã. Adicione dois cubos de gelo e continue batendo.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Por quanto tempo tomar glutamina
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar glutamina?

Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado

mulher correndo ao ar livre em uma ponte em cima de um rio
Bem-estar Movimento

Quando aumentar a distância na corrida?

Sente que os treinos estão ficando cada vez mais fáceis de completar? Talvez seja a hora de aumentar a distância na corrida. Entenda

Alimentação e hipertensão
Alimentação Bem-estar Saúde

Alimentação e hipertensão: o que priorizar e o que evitar?

O ideal é utilizar temperos naturais, como ervas e especiarias. Veja outras dicas