Suco de goiaba com gengibre emagrece? Conheça a bebida

30 de março, 2022

Rica em fibras, a goiaba contém uma lista extensa de benefícios. Além de ser extremamente nutritiva, ela é muito prática e tem um sabor inconfundível. Por ter poucas calorias e, praticamente, pobre em gordura, a fruta é apontada como uma aliada do emagrecimento. E mais: há quem defenda que o suco de goiaba com gengibre emagrece. Mas, será que a mistura auxilia a perda de peso?

Além de deliciosa, a goiaba está na lista de frutas que contêm pectina, uma fibra solúvel que ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue. Assim, a quantidade de vitamina C da goiaba é três vezes maior que o que o nosso organismo precisa diariamente. Outros compostos essenciais para nossa saúde são encontrados nesse fruto, como o cálcio, mineral essencial para a formação dos ossos e dentes, e o potássio, agente equilibrador da água no nosso corpo.

Já o gengibre é detentor de propriedades que têm o poder de acelerar o metabolismo, prevenir inflamações e fortalecer a imunidade. Além disso, a raiz eleva a temperatura corporal, fazendo com que o metabolismo trabalhe de forma mais acelerada e, portanto, queime mais calorias. Assim, essa característica leva o gengibre ao status de termogênico natural, como aliado do emagrecimento junto com uma alimentação equilibrada e atividade física.

Afinal, suco de goiaba com gengibre emagrece? 

Ambos têm muitos benefícios comprovados para a saúde, os quais estão predominantemente associados ao seu alto teor de antioxidantes e pelo efeito diurético do morango, que ajuda a desinchar. 

Assim, não existe contraindicação à ingestão dessa tendência. No entanto, nenhuma evidência sugere que eles devam ser consumidos juntos para potencializar os benefícios. 

Dessa maneira, respondendo à pergunta se suco de goiaba com gengibre emagrece, apesar de saudável e pouco calórico, não existe comprovação de que a bebida potencializa a perda de peso por si só. Pois, para que exista emagrecimento é necessário ter déficit calórico. Ou seja, quando o organismo consome menos calorias do que gasta. 

Receita de suco de goiaba com gengibre

Ingredientes

  • 1 goiaba média
  • 1 copo de água
  • 10g de gengibre fresco

Modo de preparo

Misture tudo no liquidificador e bata. Penere e acrescente gelo.

Leia também: Água com limão no jejum intermitente. Pode?

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.