Suco de cúrcuma com gengibre emagrece? Conheça a bebida
Não é de hoje que a cúrcuma se tornou queridinha das dietas e o tempero ganhou fama de “superalimento”. E, já podemos adiantar que sua popularidade não é em vão. Quem quer emagrecer tem apostado na mistura da especiaria com gengibre para potencializar os resultados. Será que o suco de cúrcuma com gengibre emagrece?
Leia também: Açafrão-da-terra (cúrcuma): para que serve, benefícios e como usar
Benefícios da cúrcuma e do gengibre
O gengibre, por sua vez, é conhecido, sobretudo, por melhorar quadros de tosse e dores de garganta. Isso porque ele possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a diminuir a irritação na região. Além disso, é um alimento que ajuda na digestão. Não à toa, muitas pessoas tomam shots ou chás com gengibre após uma refeição mais “pesada”.
Por ser considerado um termogênico natural, o gengibre também tem efeitos positivos no processo de emagrecimento. Ele eleva a temperatura corporal, fazendo com que o metabolismo trabalhe de forma mais acelerada, além de causar aumento da saciedade.
Também chamada de açafrão-da-terra, a cúrcuma é cheia de nutrientes, como vitaminas C e B6. Ou seja, importantes para a imunidade e o funcionamento cerebral, e minerais, especialmente o potássio, que regula a pressão arterial e colabora na prevenção de derrames.
Além disso, tem ferro (aliado contra a anemia), manganês (ajuda no equilíbrio do colesterol) e cálcio (essencial para a saúde dos ossos), e conta com doses (ainda que pequenas) de proteína e fibras.
Há estudos que apontam a ação da cúrcuma na perda de peso. Especialmente por agir como anti-inflamatório natural, e na redução dos níveis do colesterol ruim.
Leia também: Vinagre de maçã com cúrcuma (açafrão-da-terra) emagrece?
Afinal, suco de cúrcuma com gengibre emagrece?
Ambos ingredientes têm muitos benefícios comprovados para a saúde, e não existe contraindicação à ingestão dessa tendência. No entanto, nenhuma evidência sugere que eles devam ser consumidos juntos para potencializar os benefícios.
Sendo assim, não existe comprovação de que a mistura seja eficaz para emagrecer e desinchar sem analisar o contexto da alimentação como um todo. Pois, para que haja emagrecimento de fato é preciso ter déficit calórico. Ou seja, o corpo precisa consumir menos calorias do que gasta. Portanto, não há necessidade de misturar os dois se você não quiser: você pode consumir os ingredientes separadamente.
Leia também: Alivia enjoo, reduz cólicas e é antioxidante: benefícios do chá de gengibre
Receita de suco de cúrcuma com gengibre
Ingredientes
- 6 cenouras picadas
- 1 colher de sopa de gengibre fresco
- 1 colher de cúrcuma fresca picada
Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até a mistura ficar homogênea. Logo depois, coe em uma peneira fina ou um pano limpo. Em seguida, beba.