Suco de abacaxi com gengibre emagrece? Saiba mais

Alimentação Bem-estar
03 de Março, 2022
Suco de abacaxi com gengibre emagrece? Saiba mais

Alimentos termogênicos e sucos detox são dois dos queridinhos de quem busca emagrecer. Mas, e será que ao misturar dois ingredientes com essas propriedades o emagrecimento ocorre de maneira mais rápida? Tem quem defenda que sim. Por isso, o suco de abacaxi com gengibre tem feito tanto sucesso. Mas, será que a bebida emagrece?

Bastante conhecido por ser digestivo e por sua ação diurética, o abacaxi ajuda a purificar o organismo ao eliminar as toxinas. Além disso, é um antioxidante natural, ou seja, contribui para o combate ao envelhecimento precoce na renovação celular. 

Já o gengibre é um termogênico natural. Ainda pode facilitar a digestão e aliviar o desconforto de azia e inchaços abdominais. O alimento é extremamente acessível – pode ser encontrado em feiras, empórios e supermercados. Contudo, para fazer o suco com gengibre e colher seus benefícios, prefira a raiz pura: basta um pedacinho para fazer a infusão. 

Suco de abacaxi com gengibre emagrece?

Ambos têm muitos benefícios comprovados para a saúde, e não existe contraindicação à ingestão dessa tendência. No entanto, nenhuma evidência sugere que eles devam ser consumidos juntos para potencializar os benefícios. 

Sendo assim, não existe comprovação de que a mistura seja eficaz para emagrecer e desinchar sem analisar o contexto da alimentação como um todo. Pois, para que haja emagrecimento de fato é preciso ter déficit calórico. Ou seja, o corpo precisa consumir menos calorias do que gasta Portanto, não há necessidade de misturar os dois se você não quiser: você pode consumir os alimentos separadamente. 

Mas, por que muita gente ainda fala que o suco de abacaxi com gengibre emagrece? Isso acontece porque os dois são termogênicos, detox e diuréticos. Isto é, tem a capacidade de acelerar o metabolismo e eliminar a retenção de líquidos. Assim, a receita pode até dar um empurrãozinho, mas não é mágica.

Suco ou fruta in natura?

As duas formas são excelentes para a saúde. Uma porção de 100 g da fruta por dia ou 1 copo de suco de 200ml oferecem benefícios. Contudo, tente sempre priorizar a fruta in natura para obter 100% de suas propriedades. Mas, lembre-se de que incluir açúcar no suco aumenta a quantidade de calorias sem agregar valor nutricional. 

Leia também: Comer frutas depois da refeição ajuda ou atrapalha a digestão?

Receita de suco de abacaxi com gengibre

Ingredientes

  • 2 fatias grandes de abacaxi 
  • 2 copos requeijão de água
  • 5 cubos de gelo
  • Gengibre à gosto

Modo de preparo

Pique o abacaxi em cubos pequenos. Bata no liquidificador o abacaxi e o gengibre. Coe com o auxílio de uma peneira. Acrescente os cubos de gelo. Sirva.

Leia também: Água com limão no jejum intermitente. Pode?

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!