Strawberry legs: o que são e como evitar os pontinhos pretos que surgem na pele depois da depilação

Beleza Bem-estar
21 de Setembro, 2022
Strawberry legs: o que são e como evitar os pontinhos pretos que surgem na pele depois da depilação

Você sabia que existe um nome para aqueles pequenos pontinhos pretos que surgem na pele de algumas pessoas após a depilação com lâmina? Trata-se do strawberry legs – ou “pernas de morango”, em tradução –, marquinhas que lembram sementes de morango e, por isso, ganharam esse apelido.

De acordo com a dermatologista Lara Fileti, o problema muda não só o aspecto da pele, mas também sua textura, e costuma ocorrer com mais frequência quando a região está ressecada.

Leia também: Depilação na gravidez: afinal, o que pode ou não usar nesse período?

O que são strawberry legs?

Segundo Lara, as strawberry legs surgem por causa da obstrução do folículo piloso, por conta de restos celulares ou oleosidade da pele, gerando a inflamação no folículo e, consequentemente, o surgimento de marquinhas que parecem as sementes de morango.

“Trata-se daqueles pontinhos que aparecem ao redor dos folículos, mudando o aspecto e a textura da pele após a depilação. Isso pode ser só uma irritação ou pode ser também uma inflamação do folículo piloso. Daí, neste caso, seria uma foliculite”, ela aponta.

Leia também: Depilação: Conheça diferentes formas de acabar com os pelos

Principais causas

De acordo com a profissional, que causa esse problema normalmente é a forma de se depilar.

“Quando usamos a lâmina e a pele está muito ressecada, as chances de acontecer esse problema são maiores”, alerta a médica.

Além disso, não preparar a região antes de iniciar a depilação também pode ser um fator agravante para o aparecimento das strawberry legs.

Leia também: Quando devo trocar minha lâmina de depilar? Profissional explica

Então, como evitar?

Lara explica que, para evitar, o ideal é trocar a lâmina regularmente e passá-la sempre no sentido dos pelos, ou seja, de cima para baixo.

Além disso, há alguns cuidados para ter com a pele antes da depilação que podem fazer toda a diferença. São eles:

  • Esfoliação

Um ou dois dias antes de usar a lâmina de depilar, faça uma esfoliação a seco, “escovando” a pele com movimentos circulares para ajudar a remover as células mortas e as impurezas da pele.

A esfoliação tradicional também deve fazer parte da rotina de quem faz depilação com lâmina, uma vez que ajuda a evitar o aparecimento de pelos encravados.

Leia também: Pelo encravado: dicas para evitar este problema após a depilação

  • Hidratação

Depois de uma boa esfoliação, é necessário hidratar a pele, de preferência duas vezes por dia. Opte por produtos hipoalergênicos e que contenham ácido lático ou ureia, para reter a hidratação e manter a barreira cutânea.

  • Creme para depilar

Na hora de se depilar, aposte em um creme que ajude no deslizamento da lâmina – e dê preferência para produtos suaves e hidratantes!

Isso fará com que o atrito com a pele seja menor e, consequentemente, minimize as chances de causar qualquer irritação nos folículos pilosos.

Por fim, uma outra solução para evitar o surgimento de strawberry legs é apostar em um método de depilação definitivo, como é o caso da depilação a laser.

Fonte: Lara Fileti Arruda, dermatologista do Hospital São Francisco, de Mogi Guaçu (SP)

Sobre o autor

Ana Paula Ferreira
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em beleza e bem-estar.

Leia também:

mulher sentada no sofá com um frasco de vitaminas essenciais para idosos.
Alimentação Bem-estar

7 vitaminas essenciais para idosos e quando suplementar

Com o envelhecimento, a absorção de nutrientes muda, podendo ser necessária a suplementação de vitaminas e minerais para manter a saúde.

Neste Setembro Amarelo, confira 5 atitudes para ajudar alguém que está em sofrimento
Bem-estar Equilíbrio

Setembro Amarelo: 5 atitudes para ajudar alguém em sofrimento

Aprenda cinco maneiras práticas de apoiar emocionalmente quem está passando por momentos difíceis, com dicas que envolvem acolhimento, empatia e incentivo à busca por ajuda profissional

casal correndo e olhando o relógio
Bem-estar Movimento

Seu relógio inteligente pode estar errado sobre gasto calórico

Estudo de 2017 encontrou inconsistências de até 93% nos cálculos de diferentes tipos de dispositivos. Mas acessório apresenta outras vantagens