Strawberry legs: o que são e como evitar os pontinhos pretos que surgem na pele depois da depilação
:format(webpp))
Você sabia que existe um nome para aqueles pequenos pontinhos pretos que surgem na pele de algumas pessoas após a depilação com lâmina? Trata-se do strawberry legs – ou “pernas de morango”, em tradução –, marquinhas que lembram sementes de morango e, por isso, ganharam esse apelido.
De acordo com a dermatologista Lara Fileti, o problema muda não só o aspecto da pele, mas também sua textura, e costuma ocorrer com mais frequência quando a região está ressecada.
Leia também: Depilação na gravidez: afinal, o que pode ou não usar nesse período?
O que são strawberry legs?
Segundo Lara, as strawberry legs surgem por causa da obstrução do folículo piloso, por conta de restos celulares ou oleosidade da pele, gerando a inflamação no folículo e, consequentemente, o surgimento de marquinhas que parecem as sementes de morango.
“Trata-se daqueles pontinhos que aparecem ao redor dos folículos, mudando o aspecto e a textura da pele após a depilação. Isso pode ser só uma irritação ou pode ser também uma inflamação do folículo piloso. Daí, neste caso, seria uma foliculite”, ela aponta.
Leia também: Depilação: Conheça diferentes formas de acabar com os pelos
Principais causas
De acordo com a profissional, que causa esse problema normalmente é a forma de se depilar.
“Quando usamos a lâmina e a pele está muito ressecada, as chances de acontecer esse problema são maiores”, alerta a médica.
Além disso, não preparar a região antes de iniciar a depilação também pode ser um fator agravante para o aparecimento das strawberry legs.
Leia também: Quando devo trocar minha lâmina de depilar? Profissional explica
Então, como evitar?
Lara explica que, para evitar, o ideal é trocar a lâmina regularmente e passá-la sempre no sentido dos pelos, ou seja, de cima para baixo.
Além disso, há alguns cuidados para ter com a pele antes da depilação que podem fazer toda a diferença. São eles:
- Esfoliação
Um ou dois dias antes de usar a lâmina de depilar, faça uma esfoliação a seco, “escovando” a pele com movimentos circulares para ajudar a remover as células mortas e as impurezas da pele.
A esfoliação tradicional também deve fazer parte da rotina de quem faz depilação com lâmina, uma vez que ajuda a evitar o aparecimento de pelos encravados.
Leia também: Pelo encravado: dicas para evitar este problema após a depilação
- Hidratação
Depois de uma boa esfoliação, é necessário hidratar a pele, de preferência duas vezes por dia. Opte por produtos hipoalergênicos e que contenham ácido lático ou ureia, para reter a hidratação e manter a barreira cutânea.
- Creme para depilar
Na hora de se depilar, aposte em um creme que ajude no deslizamento da lâmina – e dê preferência para produtos suaves e hidratantes!
Isso fará com que o atrito com a pele seja menor e, consequentemente, minimize as chances de causar qualquer irritação nos folículos pilosos.
Por fim, uma outra solução para evitar o surgimento de strawberry legs é apostar em um método de depilação definitivo, como é o caso da depilação a laser.
Fonte: Lara Fileti Arruda, dermatologista do Hospital São Francisco, de Mogi Guaçu (SP)