Spaghetti de panqueca: receita viraliza no TikTok

Alimentação Bem-estar Receitas
17 de Outubro, 2022
Spaghetti de panqueca: receita viraliza no TikTok

Com mais de 10 milhões de visualizações, o vídeo de Briana Archuleta viralizou no TikTok. Nele, ela mostra a mais nova invenção de seu marido, uma receita que intitulou de “pancake spaghetti”, isto é, em tradução literal, spaghetti de panqueca. A preparação nada mais é do que uma massa de panqueca em forma de macarrão. Diferente, né? E a publicação caiu nas graças do aplicativo. Diversos outros usuários da plataforma começaram a se aventurar na cozinha para testar uma opção diferente de café da manhã. A ideia, além de ser um jeito de inovar uma receita tradicional, também traz uma experiência inusitada e confunde os seus sentidos – para os seus olhos, não passa de uma pratada de macarrão, mas o paladar diz outra coisa….

Steven, companheiro de Briana, costuma preparar o café da manhã para os filhos. A vontade de montar as panquecas em um formato diferente do usual foi o que fez com que ele acabasse por inventar o spaghetti de panqueca. A ideia inicial era fazê-las em forma de abóboras, mas estava com pressa e, ao ver o pacote de macarrão do dia anterior na bancada, entendeu o que precisava fazer.

Spaghetti de panqueca: como fazer?

Para preparar o spaghetti de panqueca, vale usar qualquer receita de massa da sua preferência. Uma opção é: uma xícara de chá de farinha de trigo integral, um copo de leite desnatado, uma colher de sopa de óleo de soja, um ovo e uma colher de chá de sal refinado. No tutorial, Steven explica que é melhor deixar a massa com uma consistência mais líquida. Por isso, pode ser necessário colocar um pouco mais de leite, por exemplo.

Depois, é preciso colocar a mistura em um recipiente que tenha uma abertura para fazer o formato do spaghetti. No caso do vídeo, ele usa um saquinho plástico reutilizável, conhecido como zip lock, e faz um corte bem pequeno no canto inferior.

Em seguida, Steven espalha a manteiga em uma chapa já quente (pode ser uma frigideira ou uma sanduicheira antiaderente, por exemplo). Então, é chegada a hora de deixar o artista que mora em você comandar a receita. Isso porque é preciso despejar, de forma delicada, a massa na chapa. O ideal é fazer longas linhas que se assemelham à aparência do spaghetti.

Não há necessidade de virar a massa como é feito na preparação tradicional, mas para saber que já está cozida, é preciso esperar algumas bolhas surgirem. Quando estiver pronto, o spaghetti de panqueca desgruda facilmente da chapa. Assim, basta transferir para um prato e adicionar os toppings que preferir. Steven apostou em uma geleia de blueberry caseira e um pouco de açúcar de confeiteiro.

Leia mais: Butter board: tábua de manteiga viraliza no TikTok; vale a pena fazer?

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor