Sorgo: Propriedades e benefícios do grão

Alimentação Bem-estar
04 de Dezembro, 2019
Sorgo: Propriedades e  benefícios do grão

O sorgo é um grão ainda não tão conhecido entre os brasileiros. Entretanto, isso tende a mudar em breve, visto que suas propriedades são excelentes e seus benefícios à saúde são claros. Além disso, as maneiras de consumi-lo são inúmeras.

O que é o sorgo?

Trata-se de um grão ancestral semelhante ao milho. Recentemente, vem ganhado popularidade. Isso se deve principalmente às suas propriedades antioxidantes e seu potencial saciador, excelente para quem deseja perder peso.

Pequeno e redondo, é mais comumente encontrado nas cores branca e amarela. Porém, pode ser também vermelho, marrom, preto e, até mesmo, roxo.

Leia mais: O que são grãos ancestrais?

Propriedades do sorgo

Esse superalimento é um grão integral, ou seja, possui todas as partes do grão. Assim, nenhuma delas foi perdida durante o processo químico.

Além de seus compostos antioxidantes (exemplo: antocianinas, ácidos fenólicos e taninos), também fonte de fibras, o que beneficia o funcionamento do sistema digestivo, bem como a saúde geral do corpo. Não só, promove a sensação de saciedade e, além disso, tais nutrientes são excelentes para prevenir diversas doenças, como o câncer.

Ademais, o sorgo é também rico em vitamina B6 e em magnésio.

Leia também: 4 maneiras de consumir proteína sem precisar comer carne

Benefícios do sorgo

Ajuda no emagrecimento

Como dito, ele capaz de prover uma maior sensação de saciedade, especialmente se comparado com outros grãos, como o arroz. Nesse sentido, é excelente para quem objetiva a perda de peso, pois previne de comer exageradamente, bem como promove um melhor funcionamento do sistema digestivo e do corpo, de modo geral. Não só, ajuda na retenção de líquido e até mesmo no ganho de massa magra.

Livre de glúten

Para aqueles que fogem do consumo de glúten, essa é uma ótima opção, pois não contém a substância em sua composição. Sendo assim, é excelente para celíacos.

Leia mais: 5 grãos sem glúten que são super saudáveis

Versatilidade

Outra excelente característica do é a sua versatilidade. Sorte a nossa, ele pode ser consumido das mais diversas e variadas maneiras.

Como consumir

O sorgo pode ser encontrado de formas variadas e não apenas em forma de grão in natura. Alguns jeitos de consumir o Sorgo são:

  • Farinha em pó;
  • Pipoca de sorgo;
  • Adicionado à saladas;
  • Xarope.

Tabela nutricional do (100 g)

  • Calorias: 316
  • Proteína: 10 g
  • Carboidratos: 69 g
  • Gorduras: 3 g
  • Fibras: 6 g

Leia também: Grão-de-bico: Benefícios e como consumir

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!