Soja preta: Os benefícios que você precisa conhecer
Uma poderosa leguminosa, a soja preta é uma excelente fonte de proteína, mais nutritiva até mesmo que o feijão preto.
Essa diferente variedade da soja, um grão tipicamente asiático, é mais comum em seu continente de origem, mas vem ganhando fama também no Brasil – principalmente devido às ricas propriedades. Tem gosto mais suave e é mais fácil de cozinhar que o grão amarelo. E se destaca também pela qualidade nutricional.
Como a variedade mais comum da soja, cujos grãos são amarelados, a soja preta é altamente proteica. Portanto, é muito querida por adeptos da dieta plant-based, além de vegetarianos e veganos. Não só, é abundante em fibras, vitaminas e minerais. Também, é especialmente rica em isoflavonas, um antioxidante flavonoide poderoso.
Leia também: Proteína de soja é opção para substituir alimentos de origem animal
Benefícios da soja preta
Ajuda na recuperação muscular
Especialmente querida por vegetarianos e veganos, a soja é excelente para quem pratica esportes, pois ajuda na recuperação muscular. Sendo assim, graças à abundância em proteínas, ela auxilia na hipertrofia, ou seja, no ganho de massa magra.
Melhora do funcionamento intestinal
Graças à riqueza em fibras, a soja preta também promove a melhora do funcionamento intestinal. Sendo assim, facilita a digestão, o que pode tornar o processo de emagrecimento mais fácil e rápido. Da mesma maneira, promove saciedade, postergando a fome.
Soja preta favorece a saúde do coração
Sua riqueza em proteínas e antioxidantes também favorece a saúde do coração, prevenindo doenças como a pressão arterial elevada e possíveis infartos.
Leia também: Quer melhorar a saúde do coração? Coma feijão
Como consumir soja preta
Essa soja é tão versátil quanto a soja amarela e o feijão, por isso, pode ser servida das mais diversas formas e nas mais diferentes receitas, como:
- Saladas
- Sopas
- Patês
- Hambúrguer vegano
- Cozida, substituindo o feijão