Uma a cada três crianças brasileiras está acima do peso, diz estudo

Alimentação Bem-estar Saúde
06 de Maio, 2024
Uma a cada três crianças brasileiras está acima do peso, diz estudo

Um estudo recente, publicado no The Lancet Regional Health – Americas, apontou que o sobrepeso vem aumentando entre as crianças brasileiras. De acordo com o artigo, uma a cada três pessoas nascidas entre 2008 e 2014 está acima do peso. Além disso, os “pequenos” estão cerca de 1 centímetro mais altos em comparação às gerações anteriores.

A pesquisa foi realizada por especialistas do Centro de Integração de Dados e Conhecimento para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia), em colaboração com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a University College London.

Para a análise, os cientistas observaram as medidas de mais de cinco milhões de crianças brasileiras entre 3 e 10 anos de idade. Elas foram divididas em dois grupos:

  • Nascidos entre 2001 e 2007;
  • Nascidos de 2008 a 2014.

Além disso, os cientistas também consideraram as diferenças entre os gêneros. Isto é, estimou-se uma trajetória média de IMC (índice de massa corporal) para as meninas, e outra para os meninos.

Leia também: Obesidade infantil: causas, riscos e como prevenir o problema

Cresce sobrepeso entre as crianças brasileiras

Como resultado, a equipe constatou que as crianças nascidas entre 2008 e 2014 são, em média, um centímetro mais altas do que os nascidos entre 2001 e 2007 (quando comparadas as mesmas idades).

Com relação ao IMC, os autores descobriram que 30% dos meninos e 26,6% das meninas que nasceram entre 2008 e 2014 estão com excesso de peso ou obesidade. Essas porcentagens são maiores do que as observadas no grupo de 2001 a 2007 (26,8% e 23,9%, respectivamente).

Isso quer dizer que, atualmente, cerca de uma a cada três crianças brasileiras está acima do peso recomendado para a sua idade. Esses números são ainda mais impactantes quando comparados com dados de 1980 e 1990, que apontavam que apenas 5% da população infantil apresentava sobrepeso ou obesidade.

“Esses resultados indicam que o Brasil, assim como todos os países do mundo, está longe de atingir a meta da OMS de ‘deter o aumento’ da prevalência da obesidade até 2030”, explicou a pesquisadora e líder da investigação Carolina Vieira ao site da Fiocruz.

Referência: Recent changes in growth trajectories: a population-based cohort study of over 5 million Brazilian children born between 2001 and 2014.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva