Skincare masculino: dermatologista do Neymar revela cuidados do jogador
Com a proximidade dos jogos da Copa, não falta assunto sobre o tema. A “bola da vez” foi para os cuidados que o jogador Neymar tem com a pele. Em entrevista ao UOL Esporte, a dermatologista do jogador compartilhou alguns segredos de skincare masculino para uma “pele de bebê”.
Juliana Neiva, que cuida da pele de Neymar há 6 anos, contou que a estrela possui pele “com tendência à oleosidade, porém sensível”.
A profissional resumiu a rotina de skincare: sabonete líquido para a pele oleosa três vezes ao dia, uso de um bom filtro solar antes dos treinos, limpeza após as partidas, além de uso de sérum e hidratante com renovador celular.
Segundo Juliana Neiva, o acompanhamento periódico “a cada 4 meses” também colabora para o viço da pele. Questionada sobre possíveis intervenções estéticas, a dermatologista não revelou detalhes. Contudo, afirmou que tem feito tratamento com laser na pele de Neymar para “melhorar a textura e poupar a superfície da pele”.
Se você que é homem e está lendo este texto, saiba que o skincare masculino pode ser até mais simples do que o da rotina do craque. De acordo com o dermatologista Misael do Nascimento, com apenas algumas etapas é possível fazer um tratamento adequado no dia a dia, sem precisar dedicar muito tempo para isso. Saiba mais!
Leia também: Skip-care: entenda como funciona o skincare minimalista
Existe diferença entre a pele do homem e da mulher?
Segundo Nascimento, a pele do homem costuma ser mais oleosa. Consequentemente, ela também tem maior tendência ao surgimento de cravos e poros dilatados.
“Além disso, a pele masculina também tem uma maior proporção de massa magra e menor perda óssea com o tempo. Isso, portanto, leva a um retardo do envelhecimento da pele”, completa.
Leia também: Cravos: o que são, sintomas, causas, prevenção e tratamentos
Estas diferenças, segundo o médico, se devem à influência hormonal, que não é a mesma para homens e mulheres.
A testosterona (hormônio predominante no homem) tem um efeito sobre a massa magra corporal e a densidade óssea. Com isso, ele tem efeito direto sobre o envelhecimento da pele.
“Os homens têm níveis mais altos de testosterona no organismo. E apesar da andropausa – ou seja, a diminuição dos hormônios sexuais –, sua produção pelos testículos acompanha o homem até o final da vida”, explica o dermatologista.
Leia também: Entenda a importância da testosterona para a saúde
Skincare masculino x skincare feminino
Por serem peles com características distintas, o skincare masculino e feminino também possui algumas diferenças.
Para começar, os homens precisam ter atenção ao escolherem os produtos de cuidados por conta da oleosidade da pele. Portanto, cremes, hidratantes e protetores solares devem ter formulações oil free.
Além disso, é comum que o público masculino também tenha preguiça de dedicar muito tempo a várias etapas. Por este motivo, Nascimento sugere um skincare mais curto, apenas com o uso dos produtos principais.
Abaixo, ele sugere uma sequência com apenas três passos:
- Higienize o rosto: prefira produtos específicos para o rosto, com pouco perfume ou perfume sutil;
- Aplique um sérum anti-idade: opte por produtos com antioxidantes como a vitamina C. “Ela ajuda a uniformizar o rosto e no fechamento dos poros.”;
- Finalize com um bom protetor solar com fórmula oil free: lembre-se de aplicar também nas orelhas, pois esta é uma região com alto índice de câncer.
“Isso seria apenas o básico. Para quem quer mais, é possível adicionar um sérum para a zona T (área mais oleosa do rosto), um produto para a área dos olhos com clareador de olheiras e um bom hidratante para pele oleosa”, ele aponta.
Homens devem fazer esfoliação?
Quanto a esfoliação, o profissional afirma que é uma etapa delicada no skincare dos homens, uma vez que eles tendem a usá-lo da forma errada, prejudicando a saúde da derme.
“O público masculino costuma ser mais ‘bruto’ e passar o esfoliante como se fosse um sabonete. No caso dos homens, muitas vezes o problema não está no produto, mas sim na forma de uso”, ele alerta.
Para lidar com pelos encravados no rosto, então, o médico sugere alguns passos básicos na hora de fazer a barba.
- Não use lâminas velhas e muito gastas;
- Aplique um pré-shave – produto usado antes do barbear, para suavizar a pele e a barba;
- Finalize com um bom hidratante na pele.
“Estes cuidados, assim como o uso de laser em casos mais graves de pelos encravados, ajudaria mais que um esfoliante”, completa.
Cuidados com a barba
À parte do skincare masculino, ainda existem os cuidados com a barba no caso de homens que preferem manter os pelos mais compridos.
Aqui, os cuidados também são simples: basta higienizar e secar bem após o banho. Depois, para finalizar, basta aplicar um óleo para hidratar e pentear os pelos.
É aqui, contudo, que entra a dica do dermatologista: não exagerar na quantidade e, principalmente, não encostar o produto na pele do rosto.
“Recebo muita dermatite e alergias na pele sob a barba, não porque o produto seja ruim e sim porque o homem sempre tende a exagerar na quantidade usada. Qualquer produto de barba deve ser aplicado apenas nos pelos e não na pele”, ressalta Nascimento.
Fonte: Misael do Nascimento, dermatologista com ênfase no público masculino, do Rio de Janeiro.