Sintomas do AVC que ajudam a identificar a condição

Saúde
29 de Agosto, 2022
Sintomas do AVC que ajudam a identificar a condição

Receber um atendimento rápido e adequado em casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) é essencial para evitar complicações graves e garantir uma boa recuperação do paciente. Contudo, o problema é que os sintomas do AVC podem ser silenciosos e, muitas vezes, passar despercebidos.

Por isso, no nono episódio da terceira temporada do podcast De bem com você, da Vitat, Cris Dias conversou com o Dr Fabio H Rossi, médico vascular, sobre os sintomas e o diagnóstico da doença. Confira:

Conheça o convidado

sintomas do avc

Dr Fabio H Rossi (CRM 77308 – SP) possui doutorado e pós-doutorado pelo Instituto Dante Pazzanese (IDPC) e pela Universidade de São Paulo (USP), além de especialização internacional pelo Montefiore Medical Center ( Prof Frank J Veith – Nova Iorque – EUA).

Ademais, é o professor coordenador responsável pela Residência Médica em Cirurgia Vascular e Endovascular, e também pela disciplina de Pós-Graduação de Tecnologia em Cirurgia Cardiovascular e Endovascular extra-cardíaca (IDPC-USP).

Por fim, é atualmente presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular – Regional São Paulo (SBACV-SP).

O que é o AVC?

O AVC, também conhecido como derrame cerebral, consiste em uma das maiores causas de morte no mundo inteiro. De acordo com o médico, ele pode ser dividido em dois tipos principais:

  • AVC isquêmico: “Quando existe uma obstrução das artérias cerebrais. Isso faz com que o sangue não consiga chegar às células do cérebro (neurônios), e pode gerar sequelas graves, como a paralisia”;
  • AVC hemorrágico: “A parede da artéria cerebral fica mais fina e forma, assim, um aneurisma, uma espécie de ‘bexiga’ que se rompe e vaza sangue para o tecido cerebral.”

Os principais fatores de risco incluem tabagismo, hipertensão, diabetes, obesidade e dislipidemia (altas taxas de gordura no sangue). “A maioria desses fatores tem relação genética, mas também está intimamente ligada a hábitos ruins”, alerta o especialista.

Leia também: Gordura vegetal pode diminuir o risco de AVC, sugere estudo

Sintomas do AVC

O Dr Fabio H Rossi explica que os sintomas do AVC nem sempre são fáceis de identificar. Isso porque eles dependem muito do tamanho do trombo e da área comprometida. Portanto, uma técnica muito importante e que ajuda a diagnosticar o problema é conhecida como SAMU:

  • S de sorrir: peça para a pessoa sorrir e veja se há alguma alteração na musculatura da face;
  • A de abraçar: peça para a pessoa te abraçar e perceba se ela possui dificuldade em levantar os braços;
  • M de morar: peça para a pessoa falar o próprio endereço e fique de olho caso ela não consiga se lembrar;
  • U de urgência: assim, se o indivíduo apresentar problemas para realizar alguma das atividades acima, leve-o para o pronto-socorro o mais rápido possível.

Como prevenir o AVC?

O médico elenca os principais hábitos:

  • Fazer check-ups de saúde regularmente;
  • Além disso, praticar exercícios físicos com frequência;
  • Manter uma alimentação equilibrada, rica em vegetais, legumes e frutas, e pobre em embutidos, industrializados e carnes vermelhas gordurosas;
  • Por fim, parar de fumar.

Sobre o De Bem Com Você

No podcast da Vitat, Cris Dias conduz conversas descomplicadas com especialistas e convidados para você descobrir como ficar de bem com você. A cada semana, um episódio novo será lançado. Confira os outros temas aqui!

E tem para todos os gostos: os bate-papos também ficarão disponíveis nas plataformas de áudio Spotify, Deezer, Google e Apple!

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Por quanto tempo tomar glutamina
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar glutamina?

Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado

Alimentação e hipertensão
Alimentação Bem-estar Saúde

Alimentação e hipertensão: o que priorizar e o que evitar?

O ideal é utilizar temperos naturais, como ervas e especiarias. Veja outras dicas

check-up ginecológico
Bem-estar Saúde

Check-up ginecológico: quais exames a mulher deve realizar anualmente?

A rotina de exames permite diagnóstico rápido para diversas doenças, ampliando as chances de um tratamento eficaz