Sintomas da menopausa: quanto tempo dura? São para sempre?

Saúde
26 de Setembro, 2022
Sintomas da menopausa: quanto tempo dura? São para sempre?

Ao atingir a faixa etária dos 40 anos, uma das preocupações femininas é como lidar com a menopausa. O período pode assustar, mas é natural. Por isso, a melhor forma de vencê-lo com tranquilidade e sem neura é entendendo o que acontece com o corpo. Saiba quais são, quanto tempo dura e se os sintomas da menopausa são para sempre. 

Sintomas da menopausa

De acordo com a ginecologista Dra. Mariana Rodrigues, o sintoma que sinaliza o período é a irregularidade na menstruação. Além disso, outros sintomas também são comuns, como: 

  • Ondas de calor;
  • Oscilações de humor;
  • Mudanças urogenitais; 
  • Secura vaginal;
  • Alterações no sono. 

Sintomas como a enxaqueca, ganho de peso, dores musculares ou nas articulações, queda de cabelo e coração acelerado são menos comuns. Dessa forma, é válido procurar um especialista para investigar possíveis doenças.

Geralmente, a menopausa chega entre os 45 e 50 anos. Contudo, Rodrigues conta que tem sido frequente a quantidade de mulheres que entram na menopausa até mesmo antes dos 40 anos.

Afinal, quanto tempo dura?

Em média, os sintomas da menopausa podem durar de quatro a dez anos. No entanto, também é comum durar menos tempo. 

É normal sentir os sintomas da menopausa pelo resto da vida? 

“Os sintomas da perimenopausa (início) podem durar em média quatro anos. Os sintomas associados a esta fase irão diminuir gradualmente durante a menopausa e pós-menopausa (período final)”, explica Rodrigues. 

Sintomas da menopausa: outras condições 

A ginecologista alerta que além dos sintomas físicos, a saúde mental também pode acabar comprometida, já que durante o período acontecem mudanças hormonais. Portanto, a menopausa pode provocar alterações de humor, ansiedade e melancolia.

“Existe também a associação com o argumento de outras patologias como hipertensão, AVC, Alzheimer e osteoporose”, ressalta. 

Como lidar com o período? 

Algumas dicas podem ser úteis para aliviar os sintomas físicos e mentais da menopausa. Por isso, a ginecologista indica fazer o acompanhamento com um especialista para avaliar a possibilidade de terapia hormonal. “A reposição hormonal é um assunto de extrema importância para discutir com o médico. Faça uma lista com ele com os prós e contras sobre a terapia de reposição hormonal”, sugere a especialista.

Confira mais dicas: 

  • Praticar atividades físicas, principalmente exercícios aeróbicos e de fortalecimento da musculatura;
  • Consumir alimentos ricos em cálcio; 
  • Aprender a ter bons hábitos de sono; 
  • Exercitar o cérebro em jogos de raciocínio e palavras-cruzadas. “Isso ajuda a reduzir o risco de perda de memória durante a pós-menopausa”, diz Rodrigues. 

Leia também: Melhores alimentos para comer durante a menopausa

Sintomas da menopausa: posso engravidar após a menopausa?

Por fim, a especialista conta que a possibilidade de engravidar naturalmente na menopausa é remota, ou seja, as chances são bem pequenas. 

Além disso, também é preciso considerar que enquanto estiver na fase de irregularidade da menstruação, a possibilidade é significante, assim como aconteceu com a atriz Claudia Raia, que recentemente anunciou sua gravidez aos 55 anos

Fonte: Dra. Mariana Rodrigues, ginecologista especialista em endoscopia ginecológica e em tratamentos voltados para Ginecologia Regenerativa (CRM-TO 3492).

Sobre o autor

Gabriela Ferreira
Jornalista e Repórter da Vitat.

Leia também:

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas

corredor abaixado segurando a perna aparentemente com dor
Bem-estar Movimento Saúde

Será que eu estou com canelite? Médico destaca principais sinais

A condição é uma das principais preocupações entre os corredores. Ortopedista explica como identificar os sintomas característicos da canelite