Shakes para emagrecer: Cuidados na hora de consumir

Alimentação Bem-estar
28 de Outubro, 2019
Shakes para emagrecer: Cuidados na hora de consumir

Famosos entre as pessoas que desejam perder peso, os shakes causam bastante controvérsia. Afinal, será que eles podem realmente ajudar a emagrecer de forma saudável?

Essas preparações são fabricadas com doses de carboidratos, proteínas, um pouco de gordura, fibras, vitaminas e minerais. Possuem baixo teor calórico e propiciam grande sensação de saciedade. 

Segundo a nutricionista Priscilla Ceci, professora do curso de nutrição do Centro Universitário IESB, quando o objetivo é perda de peso, essas bebidas podem funcionar, assim como qualquer outra dieta que inclua restrição calórica.

No entanto, ela adverte que os shakes não devem ser usados para substituir a alimentação. “Qualquer tipo de alimentação que foge dos alimentos in natura e se aproxima dos industrializados e processados não é saudável e deve ser evitada. Devemos sempre optar por produtos que não passam por processamentos da indústria.”

Como incluir os shakes na dieta

O uso de shakes não é necessário para o emagrecimento, mas se você desejar, com o auxílio de um nutricionista, é possível incluir as bebidas no planejamento diário”, afirma Priscilla. 

Importante ressaltar que isso deve ser feito de maneira complementar às refeições. “Para emagrecer com saúde, a regra é sempre aliar alimentação equilibrada, com comida de verdade, à prática regular de atividade física.”  

Leia também: Dicas para diminuir a vontade de comer doces

A bebida pode ser usada em refeições como café da manhã, lanche ou para completar o jantar, mas não deve ser consumida mais de uma vez ao dia

Vale também ficar de olho nos rótulos desses produtos para checar sua composição – muitos costumam ter alta concentração de carboidratos e poucas proteínas, além de conservantes e outros aditivos químicos.

Priscilla faz questão de lembrar ainda que o uso prolongado de shakes pode ser prejudicial à saúde. “Já existem estudos mostrando seus malefícios. Um deles é atrapalhar a função hepática. Além disso, causa prejuízo social, pois o alimento deixa de participar da vida da pessoa.”

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva