Semente de melancia: O superalimento da vez
Você deve estar acostumado a descartá-la enquanto come. Mas, o valor nutricional da semente de melancia pode convencê-lo do contrário. Ela não só é comestível, mas também baixa em calorias e densa em nutrientes. Quando assadas, são crocantes e podem facilmente substituir outras opções de lanches não saudáveis.
Porém, para aproveitar ao máximo, as sementes precisam ser germinadas e descascadas. Uma vez germinadas, descascadas e assadas, elas se tornam tesouros repletos de proteínas.
Assim, também é indicado ingerir até 4 colheres de sopa de semente de melancia por dia. Caso contrário, o excesso de fibras pode ocasionar efeitos colaterais como dores e inchaço abdominal. Conheça mais benefícios.
Pouco calórica
Um punhado grande de sementes de melancia pesa cerca de 4 gramas e contém apenas 23 calorias.
Leia também: Semente de girassol: Benefícios e como incluir na dieta
Rica em magnésio
Um dos vários minerais encontrados nas sementes é o magnésio. Em uma porção de 4 gramas, você recebe 21 mg da substância, que é 5% do valor diário recomendado para um adulto.
Semente de melancia é fonte de ferro
Um punhado de sementes de melancia contém cerca de 0,29 mg de ferro, ou cerca de 1,6% do valor diário. O ferro é um componente importante da hemoglobina – transportando oxigênio pelo corpo. Também ajuda a converter calorias em energia.
Leia mais: Chia: Benefícios do superalimento que ajuda a emagrecer
Gordura boa
As sementes da fruta também fornecem uma boa fonte de ácidos-graxos monoinsaturados e poliinsaturados – um punhado grande (4 gramas) fornece 0,3 e 1,1 gramas, respectivamente. Assim, essas gorduras são úteis na proteção contra ataques cardíacos e derrames, e na redução dos níveis de colesterol “ruim” no sangue.
Abundante em zinco
Oferecem cerca de 26% do valor diário do mineral em 30 gramas. O zinco é um nutriente importante, essencial para o sistema imunológico. Da mesma forma, é necessário para o sistema digestivo e nervoso do corpo.
Semente de melancia tem ação diurética
O ingrediente, assim como a fruta, promove a eliminação do excesso de água presente no organismo, combatendo assim o inchaço causado pelo problema da retenção de líquido.
Como preparar a semente de melancia
Como dito, a semente de melancia deve ser ingerida assada. Com isso, aqueça o forno a 180 graus e coloque as sementes em uma assadeira. Leve apenas cerca de 15 minutos para assar. Mas, ao atingir a metade do tempo, é bom dar uma mexida na forma para que as sementes fiquem igualmente crocantes.
Leia também: Semente de abóbora: Benefícios e como incluir na dieta