Saxenda: Conheça a caneta para emagrecer
Existem diversas formas de emagrecer, que vão desde dietas diversificadas a até medicamentos e procedimentos cirúrgicos. Assim, uma delas é a medicação Saxenda — também conhecido como caneta para emagrecer — que consiste em um remédio injetável com liraglutida na sua composição.
Dessa maneira, esse medicamento é utilizado para o emagrecimento de pessoas que sofrem com obesidade ou sobrepeso. “Ajuda a diminuir o apetite e a controlar o peso corporal, podendo, então, causar a redução de até 10% do peso total quando associado a uma dieta saudável e à prática regular de atividades físicas”, explica a Dra Viviane Molinos, endocrinologista da SBEM-SP.
De acordo com a especialista, o Saxenda realmente auxilia no processo de emagrecimento. Assim, estudos já mostraram resultados positivos. “Mas não se trata de um medicamento milagroso, e seu uso deve estar associado a uma alimentação balanceada e à prática de exercícios físicos”, ressalta Dra. Viviane.
Além disso, o medicamento ainda acelera o metabolismo do paciente, ajudando a queimar mais calorias.
Como o Saxenda funciona no organismo?
“O Liraglutida é chamado tecnicamente de agonista do receptor do GLP-1. O GLP-1 é o hormônio que o nosso intestino libera quando detecta a presença de nutrientes no seu interior. Para facilitar, o GLP-1 é um hormônio que sinaliza para o nosso cérebro que há comida no interior do intestino e, portanto, que estamos alimentados. Dessa forma, o cérebro, ao receber essa informação, acaba inibindo os impulsos de fome e paramos de comer” afirma a endocrinologista.
Leia também: Saxenda emagrece? Para que serve e como usar o remédio
Como utilizá-lo
Para quem deseja utilizar o Saxenda, pode encontrá-lo em farmácias ou drogarias, na forma de caneta para aplicação sob a pele, contendo 3 mL de solução injetável de liraglutida. Mas é importante lembrar que o medicamento é vendido apenas com receita médica. “Esse remédio deve ser usado nas doses e pelo tempo de tratamento recomendados pelo médico”, diz a Dra. Viviane.
Restrições
De acordo com a Dra Viviane, a utilização de Saxenda não é liberada para todos. Isso porque é contraindicada nos seguintes casos:
- Tratamento da diabetes tipo 2, se for administrado juntamente com insulina ou com Victoza;
- Uso de medicamentos para o tratamento da obesidade ou outros medicamentos agonistas do receptor de GLP-1;
- Pessoas com doenças cardiovasculares, insuficiência renal ou pancreatite aguda;
- Pacientes com histórico familiar de carcinoma medular da tiróide ou síndrome de neoplasia endócrina múltipla tipo;
- Pacientes alérgicos à liraglutide ou qualquer outro componente da fórmula;
- Insuficiência renal;
- Reações de hipersensibilidade;
- Crianças, mulheres grávidas ou amamentando.
Possíveis efeitos colaterais do Saxenda
Além da perda de apetite, outros efeitos colaterais podem surgir com a utilização do medicamento. Portanto, veja quais são:
- Diarreia;
- Vômito;
- Prisão de ventre;
- Náusea.
“Em casos mais graves, gastrite e azia também podem aparecer. Por conta disso, o acompanhamento profissional é fundamental para que o remédio tenha o efeito esperado”, finaliza a médica.