Como as festas juninas podem afetar a saúde da pele?
Junho chegou e, com ele, os convites para festas juninas não param de aparecer. O clima animado das danças de quadrilha e as pessoas vestidas a caráter deixam a celebração ainda mais atraente. Entretanto, as comidas típicas roubam a cena. Essa época do ano é repleta de paçoca, pipoca, maçã do amor, canjica, milho verde e muitas outras preparações. A notícia ruim é que algumas comidas, principalmente quando consumidas em excesso, podem gerar complicações para a saúde da pele nas festas juninas.
Além de uma rotina de skincare adequada e de produtos de qualidade, a alimentação também influencia em aspectos como acne, oleosidade ou ressecamento. Assim, é extremamente importante não ignorar esse fator e saber quais alimentos podem piorar a saúde da pele.
Por isso, a dermatologista Luciana Garbelini explica quais são as comidas de festa junina que mais prejudicam a saúde da pele e quais, em contrapartida, têm um efeito benéfico.
Saúde da pele nas festas juninas
De acordo com a profissional, “amendoim, maçã do amor e arroz doce, por exemplo, são alimentos que podem causar o aumento da oleosidade do couro cabeludo e da pele, resultando em acne e dermatite seborreica por conta da gordura e do açúcar”. Dessa forma, vale moderar no consumo desses alimentos durante as festividades, sobretudo se você já tiver uma predisposição para o surgimento de espinhas.
Entretanto, nem tudo está perdido. Existem comidas de festa junina que, além de saborosas, são saudáveis e não causam danos à pele. A pipoca, por exemplo, é uma opção interessante. Isso porque a casca do milho é rica em fibras e contém vitaminas A e C, potássio e ferro. Além disso, a especialista aponta outros benefícios causados pelo alimento: “A pipoca ainda tem antioxidantes, que protegem as células do nosso organismo dos danos causados pelos radicais livres.”
Dica: busque escolher opções feitas sem ou com pouco óleo ou manteiga. Além disso, lembre-se que, apesar de ser saudável, não é legal exagerar.
O milho cozido também pode ser consumido sem grandes preocupações, já que ele contém vitaminas e propriedades antioxidantes. A dermatologista ainda cita pinhão, abóbora e batata-doce, outros alimentos típicos da celebração e que não causam prejuízos para a saúde da pele.
Leia também: Receitas de festa junina sem açúcar
Bebidas
Além das comidas, as festas juninas também possuem bebidas típicas, como quentão, vinho quente e chocolate quente. Luciana faz alguns apontamentos em relação a esses drinks e explica que algumas pessoas devem evitar bebê-los.
“Quentão e vinho quente, bebidas mais comuns nessas festas, podem prejudicar quem sofre de rosácea e psoríase porque são vasodilatadoras. Peles sensíveis e com tendência à dermatite também podem ser afetadas”, diz
Além disso, mesmo aqueles que não possuem tais condições devem consumir bebidas alcoólicas em poucas quantidades e de maneira consciente. Afinal, para uma boa festança, bastam boas companhias, música e, claro, comidas saborosas (e saudáveis)!
Fonte: Luciana Garbelini, dermatologista formada pela Universidade de Santo Amaro e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.