Como as festas juninas podem afetar a saúde da pele?

Beleza Bem-estar
14 de Junho, 2022
Como as festas juninas podem afetar a saúde da pele?

Junho chegou e, com ele, os convites para festas juninas não param de aparecer. O clima animado das danças de quadrilha e as pessoas vestidas a caráter deixam a celebração ainda mais atraente. Entretanto, as comidas típicas roubam a cena. Essa época do ano é repleta de paçoca, pipoca, maçã do amor, canjica, milho verde e muitas outras preparações. A notícia ruim é que algumas comidas, principalmente quando consumidas em excesso, podem gerar complicações para a saúde da pele nas festas juninas. 

Além de uma rotina de skincare adequada e de produtos de qualidade, a alimentação também influencia em aspectos como acne, oleosidade ou ressecamento. Assim, é extremamente importante não ignorar esse fator e saber quais alimentos podem piorar a saúde da pele.

Por isso, a dermatologista Luciana Garbelini explica quais são as comidas de festa junina que mais prejudicam a saúde da pele e quais, em contrapartida, têm um efeito benéfico.

Saúde da pele nas festas juninas

De acordo com a profissional, “amendoim, maçã do amor e arroz doce, por exemplo, são alimentos que podem causar o aumento da oleosidade do couro cabeludo e da pele, resultando em acne e dermatite seborreica por conta da gordura e do açúcar”. Dessa forma, vale moderar no consumo desses alimentos durante as festividades, sobretudo se você já tiver uma predisposição para o surgimento de espinhas.

Entretanto, nem tudo está perdido. Existem comidas de festa junina que, além de saborosas, são saudáveis e não causam danos à pele. A pipoca, por exemplo, é uma opção interessante. Isso porque a casca do milho é rica em fibras e contém vitaminas A e C, potássio e ferro. Além disso, a especialista aponta outros benefícios causados pelo alimento: “A pipoca ainda tem antioxidantes, que protegem as células do nosso organismo dos danos causados pelos radicais livres.”

Dica: busque escolher opções feitas sem ou com pouco óleo ou manteiga. Além disso, lembre-se que, apesar de ser saudável, não é legal exagerar.

O milho cozido também pode ser consumido sem grandes preocupações, já que ele contém vitaminas e propriedades antioxidantes. A dermatologista ainda cita pinhão, abóbora e batata-doce, outros alimentos típicos da celebração e que não causam prejuízos para a saúde da pele.

Leia também: Receitas de festa junina sem açúcar

Bebidas

Além das comidas, as festas juninas também possuem bebidas típicas, como quentão, vinho quente e chocolate quente. Luciana faz alguns apontamentos em relação a esses drinks e explica que algumas pessoas devem evitar bebê-los.

“Quentão e vinho quente, bebidas mais comuns nessas festas, podem prejudicar quem sofre de rosácea e psoríase porque são vasodilatadoras. Peles sensíveis e com tendência à dermatite também podem ser afetadas”, diz

 Além disso, mesmo aqueles que não possuem tais condições devem consumir bebidas alcoólicas em poucas quantidades e de maneira consciente. Afinal, para uma boa festança, bastam boas companhias, música e, claro, comidas saborosas (e saudáveis)!

Fonte: Luciana Garbelini, dermatologista formada pela Universidade de Santo Amaro e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva