Dá para salvar um prato que foi salgado demais?
Já errou a mão no sal e estragou um prato? Fique tranquilo que isso é mais comum do que você imagina, e a boa notícia é que tem como consertar um prato que foi salgado demais.
Sopas e ensopados
Se pratos de sopas e ensopados estão com excesso de sal, uma das soluções é esquentar uma batata e cozinhá-la no líquido. Assim, a função da batata será absorver tanto o líquido como o sal. Em seguida, prove e ajuste o tempero.
Caso o seu prato continue salgado, outra alternativa é aumentar o volumes dos outros ingredientes da receita para compensar a quantidade de sal.
Purê
Estava preparando um purê de batatas, por exemplo, e exagerou no sal? Por mais que parece estar tudo perdido, você pode cortar o sal com gordura, como manteiga ou creme de leite.
No entanto, se você não estiver com pressa, a melhor opção é cozinhar outra batata e amassá-la.
Legumes ou frango
Se salgar um pedaço de frango ou legumes assados, seja criativo: desfie o frango e misture com verduras e um molho não temperado. Já, os legumes assados podem ser transformados em arroz ou quinoa, para isso basta picá-los.
Leia mais: Arroz de couve-flor: Benefícios e receita
Frutas do mar e moluscos
Pratos com frutos do mar e molusco são mais difíceis de saber a quantidade ideal de sal. Peixes como salmão e linguado podem ser temperados com o mesmo tanto de sal quanto um pedaço de frango ou bife.
Porém, alguns frutos do mar são mais delicados e devem ser temperados com atenção. Esse é o caso de camarão, vieira, lagosta e caranguejo, isso porque eles possuem salinidade naturais e não precisam de tanto sal.
Caso você salgue um caldo de mexilhões sirva-o com pão ao lado para ser mergulhado no caldo e absorver um pouco do sal.
Biscoitos e bolos
Infelizmente, biscoitos e/ou bolos salgados não podem ser consertados. Mas, você pode transformá-los em novas sobremesas.
Por exemplo, o bolo pode ser repartido em pedaços grandes e ser servido com frutas frescas e geleia, que por serem muito doces, equilibrarão o sal dessa sobremesa.