Salsa: Os benefícios do popular tempero
A salsa é um dos temperos mais famosos e mais usados na culinária mundial. Também conhecida como salsinha e perrexil, é uma planta herbácea cultivada há mais de 300 anos.
Além do seu sabor agradável e de aprimorar o gosto de outros alimentos, a planta funciona como um excelente diurético, que ajuda a diminuir o inchaço.
Ao contrário do que muitos pensam, há dois tipos de salsa: salsa de raiz e de folhas. Sendo o segundo o mais comum e de aparência menos rugosa.
Acima de tudo, essa hortaliça é rica em vitaminas e minerais, e especialmente abundante em cálcio, ferro, magnésio, potássio e zinco. Também, é fonte de em vitamina C. Não só, é composta por proteína vegetal.
Cada 100 gramas de salsa possui:
- Água: 88,7%
- Energia: 33 kcal
- Proteína: 3,3 g
- Lipídios: 0,6 g
- Hidratos de carbono: 5,7
- Cálcio: 179 mg
- Ferro: 3,2 mg
- Magnésio: 21 mg
- Fósforo: 49 mg
- Potássio: 711 mg
- Sódio: 2 mg
- Zinco: 1,3 mg
Benefícios da salsa
Rica em compostos antioxidantes e anti-inflamatórios
Os antioxidantes são compostos que ajudam a proteger o corpo contra danos oxidativos e inflamação. Por isso, podem levar a doenças crônicas como câncer, doenças cardíacas e diabetes tipo 2. Dessa forma, a salsa também contém substâncias que podem ter propriedades anti-inflamatórias. Além disso, algumas pesquisas ainda sugerem que um adequado consumo de chá mate pode auxiliar beneficamente no controle do colesterol e glicemia.
Leia também: Alimentos para aumentar a imunidade
Combate a retenção de líquido
Não só, graças à sua ação diurética, faz com que a retenção de líquido deixe de ser um problema. Assim, evita o aparecimento de celulites e a sensação de inchaço. Ainda previne a infecção urinária e as pedras nos rins. Com isso, é não somente uma ótima opção para a queima de gordura, mas também rica fonte de importantes nutrientes.
Evita a anemia
Por ser fonte de ferro, a salsa ajuda a combater a anemia, um problema de saúde marcado pela falta do mineral. Por isso, é importante que ela seja consumida em abundância.
Como consumir
O modo mais comum de consumir a salsa é como tempero em receitas diversas como, por exemplo, sopas, massas, saladas e mais. Entretanto, também vem tornando-se cada vez mais popular o seu chá. Isso mesmo, o chá de salsa.
O chá de salsa costuma ser consumido por quem está de dieta, mostrando-se um excelente aliado do emagrecimento. Da mesma maneira, o chá da erva ainda reduz os níveis de colesterol ruim e triglicerídeos.