Como manter a rotina de exercícios estando exausto

Bem-estar Movimento
13 de Maio, 2021
Como manter a rotina de exercícios estando exausto

Não importa o quanto você saiba da importância da atividade física para a saúde física e mental. Manter uma rotina de exercícios é uma batalha contínua. Especialmente em tempos de COVID-19, nos quais a quarentena impossibilita as saídas à academia e, até mesmo, limita os treinos ao ar livre. Além disso, ficar no sofá quando se está exausto é sempre uma opção viável.

É  importante realmente ouvir o seu corpo e não se obrigar a fazer exercícios que seriam apenas mais estressantes. Ao mesmo tempo, a atividade física promove uma série de benefícios para o corpo e para a mente. Da mesma maneira, quem se exercita regularmente pode ter uma qualidade de vida melhor hoje e na velhice.

Problemas emocionais, como ansiedade e depressão, também afetam a disposição. O que pode ter se agravado com a pandemia. Assim, até características de personalidade podem interferir. Pois existem pessoas que têm maior dificuldade de ter disciplina, o que se reflete em várias situações, inclusive na academia.

Então, como manter a rotina de exercícios dentro da nova realidade, respeitando os limites e necessidades do organismo? 

Como manter a rotina de exercícios estando exausto

Treinar quando estiver mentalmente exausto, mas com vontade de se mexer

Nesse cenário, você pode estar mentalmente ou emocionalmente exausto. Mas, o corpo anseia por movimento. Quando isso ocorre, aqui estão algumas dicas:

  • Mantenha a simplicidade: Qualquer coisa que necessite de agilidade ou trabalho pode ficar para outro dia. Pois, é fácil se colocar potencialmente em risco de lesão quando você está se sentindo distraído, e simplesmente não vale a pena.
  • Encontre o seu lugar feliz: Opte pelo ar livre se possível, qualquer ambiente com ótimas paisagens e ar puro. Deixe a Mãe Natureza mimá-lo enquanto você transpira.
  • Tire as métricas da frente: Uma corrida sem cronômetro ou um treino sem se preocupar com o ritmo é ótimo. 
  • Aumente a música: Encontre uma aula virtual ou lista de reprodução que tenha seu estilo de música favorito ou a melhor música para seu humor. Ou talvez faça sua lista própria. A música pode nos transportar de volta a ótimas lembranças.

Treinar quando a mente quer se mover, mas o corpo está cansado

Aqui você pode estar se sentindo vibrante e cheio de energia. Mas, o corpo está dolorido, sobrecarregado ou incomodado por alguma lesão persistente. Então, para manter a rotina de exercícios, tente:

  • Diminuir o ritmo: Ou seja, em vez de correr, caminhe. Em vez de uma aula de power pilates, tente yoga
  • Ative o cérebro: Como a mente está em um bom lugar, aproveite e dê a ela algo em que se concentrar. Reproduza um audiolivro ou podcast enquanto faz uma corrida leve, passeio ou caminhada. 

Treinar quando se está física e mentalmente exausto: Dá para manter a rotina de exercícios

É mais complicado manter a rotina de exercícios quando se está completamente esgotado, tanto física quanto mentalmente. Mas, não é impossível se você: 

  • Fizer um passeio: Uma caminhada pode fazer maravilhas para a saúde mental, emocional e física.
  • Optar por um alongamento: As sessões de alongamento são tão importantes quanto os treinos de força e aeróbios. Pois, o estiramento das fibras musculares (famoso estica-e-puxa) ajuda a preparar o corpo para outras atividades físicas, de forma a prevenir lesões e liberar possíveis tensões.
  • Meditar: Mais do que fechar os olhos e ficar em silêncio, a meditação é um conjunto de técnicas de concentração com o objetivo de alcançar a plenitude mental e emocional, e os benefícios que a prática milenar traz à saúde e bem-estar já estão mais do que comprovados. Apesar de apresentarem propostas diferentes, todas as meditações têm o objetivo de conduzir a um mergulho dentro de si próprio para o autoconhecimento. É essa experiência que libertará o indivíduo da ansiedade e de outros transtornos tão comuns em nossa sociedade moderna. 

Leia também: Dormir ou fazer exercícios: Como identificar o que o corpo precisa

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!