5 passos para montar a sua rotina da manhã e começar o dia bem

Bem-estar Equilíbrio
19 de Outubro, 2022
5 passos para montar a sua rotina da manhã e começar o dia bem

O que você faz assim que acorda? Mesmo que não percebamos, o nosso corpo trabalha o tempo todo e libera hormônios e outras substâncias que ditam como nos sentimos ao longo do dia – mais ou menos dispostos, por exemplo. Durante o sono, o hormônio cortisol está baixo. Por volta das 4h, a sua produção aumenta e quando ele atinge o seu pico, geralmente entre 7h e 8h da manhã, nós despertamos. Apesar de algumas funções acontecerem de forma involuntária e independente da nossa participação ativa, os nossos hábitos as influenciam a maneira com a qual elas acontecem. Assim, algumas práticas simples podem melhorar o desempenho do organismo ou, então, trazer prejuízos. Por exemplo, criar uma rotina da manhã com hábitos simples e saudáveis é um caminho para conquistar mais bem-estar e saúde durante todo o dia.

1. Espreguice-se!

O ato de se espreguiçar foi deixado de lado por muitas pessoas por conta da correria do dia a dia. O despertador toca, deixamos “só” mais cinco minutinhos, o atraso chega e precisamos correr para não perder o compromisso. Começar o dia com mais leveza é essencial para evitar estresse durante as próximas horas.

Alguns minutinhos se espreguiçando na cama já trazem efeitos positivos. Tal hábito ajuda a sinalizar para o corpo que você vai voltar a usar a musculatura. Além disso, aumenta a flexibilidade e libera hormônios, como endorfina e serotonina.

2. Abra a janela e deixe a luz do sol entrar

Antes de entrar em contato com a luz artificial do celular, é importante se expor à luz solar. Assim, comece o seu dia abrindo a janela de seu quarto em vez de já mergulhar nas redes sociais. Tal hábito vai ajudar a melhorar o seu humor durante o dia, além de te deixar mais alerta. Outro benefício da exposição à luz solar é o aumento da liberação de serotonina, um dos hormônios da felicidade.

3. Lave o rosto

Além de ajudar você a despertar, lavar o rosto também é uma medida de higiene. Isso porque, durante a noite, há a descamação de células mortas, além da produção de sebo. Assim, vale a pena iniciar o dia com a rotina de skincare. Caso queira, você pode emendar a limpeza com as outras duas etapas essenciais de cuidados com a pele: hidratação e proteção solar.

4. Raspe a língua

A raspagem da língua é importante para manter a saúde bucal e evitar o mau hálito. Pela manhã, por exemplo, é comum o surgimento de uma massa esbranquiçada, conhecida como saburra, na língua. Ela é um acúmulo de restos de alimentos, proteínas, gorduras, células mortas e bactérias que causam um odor desagradável. Além disso, a medicina Ayurveda defende que a prática também ajuda a eliminar emoções ruins.

Para colocar em prática, você deve fazer movimentos delicados que vão do fundo da língua até a ponta. Atualmente, existem acessórios próprios para isso feitos, geralmente, de cobre ou aço inoxidável, mas também é possível raspar com a própria escova de dentes.

5. Beba 500 ml de água em jejum

Acima de tudo, vale entender que enquanto dormimos, perdemos água. Por isso, é essencial se hidratar bem para repor essa falta. Tomar água logo ao acordar é uma forma de eliminar as toxinas e resíduos produzidos durante o sono.

Há quem diga, ainda, que beber água em jejum emagrece – mas não é bem assim. Na verdade, a hidratação precisa acontecer durante todo o dia para que haja perda de peso. Entretanto, o hábito pode ajudar a diminuir o apetite e acelerar o metabolismo, fatores que, combinados a uma rotina saudável, podem colaborar com o emagrecimento.

Monte a sua rotina da manhã

Depois de realizar esses cinco hábitos para começar o dia, vale apostar em outras atividades que potencializam o efeito de bem-estar e promovem saúde e qualidade de vida. Não existe horário certo para praticar atividade física, mas se você se sentir disposto pela manhã, pode ser uma boa ideia já colocar o corpo em movimento. 

Além disso, caprichar no café da manhã e investir em alimentos nutritivos é essencial para garantir energia. Um estudo descobriu, inclusive, que crianças que pulam o café da manhã têm mais risco de sofrer de ansiedade. Já outra pesquisa mostrou que não realizar a refeição faz com que você consuma menos nutrientes ao longo do dia.

Você também pode colocar outras práticas de sua preferência, como meditação guiada, aula de yoga, leitura ou reservar um momento para organizar o seu planner diário, por exemplo. O importante é montar uma rotina da manhã que esteja alinhada aos seus objetivos e valores para que, assim, você se comprometa a realizá-la todos os dias.

Leia também: Dicas de saúde: hábitos para ter mais bem-estar e qualidade de vida

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina

aveia com limão
Alimentação Bem-estar

Dieta Oatzempic: suco de aveia com limão realmente emagrece?

Shake não oferece riscos, mas não cumpre efeitos milagrosos na perda de peso