Crianças que pulam o café da manhã têm mais risco de sofrer de ansiedade

Alimentação Bem-estar Equilíbrio
15 de Setembro, 2022
Crianças que pulam o café da manhã têm mais risco de sofrer de ansiedade

Um estudo recente mostrou que crianças e adolescentes que possuem o hábito de pular o café da manhã têm mais chances de desenvolver transtorno de ansiedade e outros problemas de saúde mental e comportamental. A pesquisa foi publicada na revista Frontiers in Nutrition, e conduzida por pesquisadores da Universidade de Castilla-La Mancha e da Universidade de Zaragoza, ambas na Espanha, e da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

Leia também: Juicing: tomar sucos em vez de comer frutas e vegetais é saudável?

Pular o café da manhã e ansiedade

Para chegar aos resultados, os cientistas analisaram dados do Questionário Nacional de Saúde da Espanha, realizado em 2017. Desse modo, as perguntas envolviam temas como hábitos no café da manhã e saúde psicossocial. Pais de quase quatro mil crianças com idades entre quatro e 14 anos participaram do levantamento.

Como conclusão, os autores verificaram que tanto pular o café da manhã, quanto consumir a refeição longe de casa, pode ser prejudicial para a saúde mental do pequeno. E isso por dois principais motivos:

  • Quem negligencia o café da manhã pode não conseguir recuperar os nutrientes necessários durante o dia, sofrendo com déficit nutricional. Além disso, opções fora de casa geralmente não são nutritivas. E alguns alimentos e bebidas, como café, leite, chá, chocolate, cacau, iogurte, pão, torrada, cereais e doces têm relação com um melhor desempenho psicossocial. Já ovos, queijo, presunto e ultraprocessados elevaram os riscos de saúde;
  • Por fim, o desjejum costuma ser um momento de forte interação social entre a família. E dispensá-lo pode afetar emocionalmente o pequeno.

“Nossas descobertas reforçam a necessidade de promover não apenas o café da manhã como parte de uma rotina de estilo de vida saudável; mas também que devemos consumi-lo em casa. Além disso, para prevenir problemas de saúde psicossociais, um café da manhã que inclua laticínios e/ou cereais, e minimize certos alimentos de origem animal ricos em gordura saturada/colesterol, podem ajudar a diminuir os problemas de saúde psicossocial em jovens”, disse o autor do estudo José Francisco López-Gil, pesquisador da Universidade de Castilla-La Mancha, em comunicado.

Referência: Prevalence of breakfast skipping among children and adolescents: a cross-sectional population level study.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina

aveia com limão
Alimentação Bem-estar

Dieta Oatzempic: suco de aveia com limão realmente emagrece?

Shake não oferece riscos, mas não cumpre efeitos milagrosos na perda de peso